Convidado pela World Society for the Protection of Animals – WSPA, International Partners for Sustainable Agriculture – IPSA, Food and Agriculture Organization – FAO e Local Goverments for Sustainability – ICLEI, o coordenador geral do Centro de Pesquisa Mokiti Okada – CPMO, Luiz Carlos Demattê Filho, participará por meio de uma palestra da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, no dia 18 de junho, às 15h30, no Rio de Janeiro (RJ).

Na oportunidade, o coordenador apresentará o conceito de Agricultura Natural preconizada por Mokiti Okada e um estudo de caso da Korin Agropecuária, empresa coligada à Fundação Mokiti Okada e pioneira na criação do frango sem antibióticos e promotores artificiais de crescimento. A palestra ocorrerá no Rio Centro, que é o local dos principais eventos oficiais da Rio+20.

Segundo Demattê, o conteúdo da palestra apontará a Agricultura Natural como um modelo viável e capaz de responder as principais problemas que surgem de uma visão produtivista de agricultura. “Produtivista por que negligencia as outras dimensões relacionadas à agricultura, qual seja a de promover a preservação ambiental, a preservação do modo de vida rural com a manutenção das famílias no campo, a diversificação da paisagem rural e a produção de alimentos de alta qualidade, isentos de resíduos nocivos a saúde de produtores e de consumidores para nutrir uma população crescente”, completou.

No caso da empresa Korin, o coordenador geral falará sobre o desenvolvimento local que a mesma vem construindo, o papel fundamental que os consumidores exercem ao contribuir com o desenvolvimento sustentável que a empresa promove.

A Rio+20 abordará dois temas principais: A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

O evento marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir com as decisões sobre o desenvolvimento sustentável das próximas décadas.

Rosana C. B. Cavalcanti
(11) 5087-5030

e-mail: comunicacao@fmo.org.br