A Riotur, empresa municipal de turismo do Rio de Janeiro, anunciou nesta sexta-feira (2) as regras para a autorização de desfiles dos tradicionais blocos de rua no próximo carnaval.

Por conta do crescimento expressivo de alguns blocos nos últimos carnavais, bairros como Leblon, Ipanema, Copacabana, Gávea, Jardim Botânico, Botafogo e Laranjeiras terão novas regras, com o objetivo de dar mais conforto aos foliões e aos moradores dos bairros.

Os blocos que quiserem sair pelas ruas da cidade deverão inscrever-se até o fim de setembro e terão seus pedidos analisados individualmente pela diretoria de operações da Riotur.

Público se espreme para acompanhar desfile de bloco no carnaval de rua do Rio de Janeiro

Público se espreme para acompanhar desfile de bloco no carnaval de rua do Rio de Janeiro

Entre as novas exigências está a instalação de, no mínimo, oito mil banheiros, 25% a mais do que no carnaval passado. Outras exigências são a contratação de pelo menos mil orientadores de trânsito e 80 UTIs móveis.

Blocos que desfilam na orla dos bairros de Ipanema e Leblon terão carros de som com potência e tamanho limitados pela Riotur. Pedidos para mais de um desfile do mesmo bloco serão analisados levando em consideração a tradição do bloco, a estimativa de público e a data e local dos desfiles.

Segundo dados da prefeitura do Rio de Janeiro, em 2011 quase 5 milhões de pessoas participaram do carnaval na cidade, que contou com desfiles de mais de 420 blocos pelas ruas. O número de foliões atraídos pelos blocos superou as expectativas da prefeitura, levando à imposição das novas regras.

Bateria de bloco desfila sob os arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro

Bateria de bloco desfila sob os arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro

 

Fonte: Folha.com