Foi lançado hoje oficialmente o 1º Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, que acontecerá em Itaipava, região serrana do Rio, nos dias 5 e 6 de junho. O salão nasceu da feira de negócios Rio-Intertur, uma iniciativa do vice-presidente da Federação de Conventions do Estado, José Alexandre, que já havia sido realizada em Nova Friburgo em 2007 e em Cabo Frio em 2008. O objetivo do evento é promover o desenvolvimento turístico do interior e da capital do Rio de Janeiro, por meio de ações que gerem o aumento do fluxo de turistas e de novos negócios, segundo o presidente da Turisrio, Nilo Sérgio Felix.

De acordo com Felix, o status de Salão de Turismo confere abrangência nacional ao evento e permite o aporte de verba do Ministério do Turismo por se tratar de uma ação de promoção do Estado e que é um dos focos da Política Nacional de Turismo. O evento terá a participação de 100 expositores, 56 municípios e a expectativa é reunir mais de 1,2 mil visitantes, entre agentes de viagens, operadores, e demais empresários do setor. Haverá ônibus vindos de Ribeirão Preto, Belo Horizonte e da cidade do Rio. Em 2008 a edição do evento (antes de ser denominado Salão de Turismo), contou com a participação de 80 expositores e de 900 visitantes.

Participaram do lançamento do Salão estadual de Turismo do Rio de Janeiro autoridades do trade fluminense, entre eles a secretária de Turismo do Estado, Márcia Lins, o secretário do Município, Antônio Pedro Figueira de Mello, o presidente da Turisrio, Nilo Felix, e do Rio CVB, Paulo Senise, 12 secretários municipais de turismo, prefeitos e demais entidades de classe.

Paralelo à feira, acontece o Congresso Rio Interior de Turismo, onde serão discutidos temas importantes para o desenvolvimento do turismo no Estado. O Salão Estadual de Turismo conta com o apoio do Ministério do Turismo, da TurisRio e do Sebrae/RJ. O evento é promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FBC&VB-RJ). A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e o Petrópolis Convention & Visitors Bureau também são parceiros.

Fonte: Felipe Niemeyer (panrotas.com.br)