Exemplo de preservação do meio ambiente e economia! Assim pode-se classificar o projeto de reaproveitamento de água da chuva, que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Gramado e o Rotary Clube.

O projeto baseia-se na construção de cisternas que armazenam a água chuva para posterior reutilização em vasos sanitários e torneiras destinadas a limpeza. A primeira instituição de ensino beneficiada com o projeto será a Escola Henrique Bertoluci Sobrinho, no bairro Casagrande. “Toda a estrutura deverá estar montada e pronta para ser usada na metade de fevereiro. O objetivo é implantar o sistema em toda a rede de ensino municipal. O projeto é muito interessante e criativo, pois instrui nossos alunos as práticas de preservação do meio ambiente”, disse o prefeito Nestor Tissot.

“O Rotary adquiriu todo o material e a Prefeitura entra com a mão de obra e manutenção do sistema. O projeto se paga no período de três anos, através da poupança de água”, disse o rotariano Luiz Cunha, que na tarde desta quarta-feira (19), apresentou ao Prefeito Nestor Tissot o documento que aprova o projeto arquitetônico e a construção de todo o aparato do sistema.

Sobre o Projeto:
O projeto consiste na captação pela condução do fluxo das águas das chuvas, utilização dos sistemas de calhas instaladas junto aos telhados, tubulação de descida e coletora, filtro de água de chuva, que separa impurezas como folhas, galhos, insetos e musgos, sistema de descarte de escoamento inicial, se necessário, reservatório subterrâneo ou externo (cisternas) e armazenamento em caixas d’água para distribuição.

Assessoria de Imprensa de Gramado