Angela Klinke

Bayard Lima, CEO da Brookfield Shopping Center, diz que o sucesso de um shopping hoje está na experiência que o lugar proporciona. Ou seja, loja não é destino, mas conveniência. Ele pode achar isso. A segunda expansão do shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, inclui um boulevard com mais de cem árvores, a instalação de espelhos d’água e a restauração do casarão do barão do café Leôncio Magalhães, antes ocupado pela DAS (Delegacia Anti-Sequestro). Muitas lojas serão voltadas para esse espaço idílico, onde vão estar dispostas também mesas de algumas operações de alimentação, como uma casa de chá. Uma lateral do shopping será recoberta com um espelho para refletir o prédio histórico tombado pelo Condephaat. “Só para pesquisar as cinquenta cores internas da casa levamos um ano.” O último piso, onde hoje funciona a praça de alimentação, terá um terraço com jardim.

“A ampliação do shopping inaugurado em 1999 vai consumir R$ 150 milhões para abrigar o patrimônio histórico e 90 novas lojas. Entre elas, Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, Longchamp e a primeira unidade da espanhola Adolfo Dominguez. “A intenção não é sofisticar o perfil. Os moradores da região querem uma relação qualidade-preço. É louvável a cidade ter seu espaço de luxo, mas num grupo como o nosso, com acionistas como um fundo de pensão do Canadá, a rentabilidade é o mais importante.” Lima diz que a vocação da Brookfield não é atender apenas a classe “A gargalhada”, mas os frequentadores e os emergentes da classe média. Para tanto, o mix de moda feminina, uma das deficiências do shopping, foi reforçado. A Le Lis Blanc pula de 350 m2 para 550 m2 se tornando uma âncora do Pátio Higienópolis. Chegam novas bandeiras como Carlos Miele, Animale, Bobô, Alcaçuz e a flagship da Farm.

A ala infantil ganha musculatura com Lilica & Tigor, Planet Girls, Pampili , TH Bike e uma operação inglesa, a Nature’s Purest – enxoval para bebês feito com algodão orgânico. Para atender o público jovem, além da Billabong/Element ( grife de skatewear) e da Rockstter, mais duas âncoras somam-se ao complexo, a Centauro e o restaurante Outback. Ontem foi a entrega das chaves aos lojistas, e Lima percorria freneticamente as vagas de cimento aparente que serão preenchidas pelas lojas. Para quem não acredita que as alas serão entregues em setembro, ele sentencia. “Esse vai ser o shopping mais bonito do Brasil, integrado a paisagem do bairro e com uma proposta de lazer única.” Então, tá. Experiência à vista.