Embratur convida operadores e jornalistas estrangeiros para conhecer nossa vitrine de destinos e produtos turísticos. Estão previstas exposição sobre a Marca Brasil, assinaturas de acordos de cooperação técnica, palestras sobre  promoção internacional e reuniões bilaterais com entidades parceiras e secretarias de turismo dos Estados.

Quem passar pelo 4º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece entre os dias 1º e 5 de julho, no Parque Anhembi, em São Paulo, poderá conhecer o Espaço Marca Brasil. A iniciativa da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) irá divulgar para os visitantes a marca que representa o turismo brasileiro no exterior. Já a agenda dos dirigentes do Instituto prevê encontros estratégicos para incrementar a promoção turística internacional do Brasil. No Núcleo do Conhecimento, o Instituto também estará presente, compartilhando as experiências na divulgação dos produtos turísticos brasileiros.

Para a abertura solene, que acontece no dia 1º de julho, estarão presentes a presidente da Embratur, Jeanine Pires; o diretor de Turismo de Negócios e Eventos, Marcelo Pedroso; o diretor de Turismo de Lazer e Incentivos, José Luiz da Cunha; e o diretor de Marketing, Walter Vasconcelos. No mesmo dia, será realizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da campanha promocional Brasil Now, entre Embratur, idealizadora do selo, e Brazilian Incoming Travel Organization (BITO), Associação Brasileira de Resorts (ABR), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), TAM, Gol/Varig e TAP.

A campanha visa atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil, com iniciativa público-privada, em momento de crise econômica internacional. O selo Brasil Now identifica promoções oferecidas por companhias aéreas, hotéis e empresas de turismo a operadores internacionais que comercializam pacotes de destinos brasileiros no exterior.

A primeira fase da promoção começou com tarifas diferenciadas para pacotes comercializados por operadores turísticos dos Estados Unidos e América do Sul que trabalham com a rota para o Rio de Janeiro. A próxima etapa, cujo pontapé inicial é dado na quarta-feira (1º), vai agregar operadores turísticos europeus e voos para outras cidades brasileiras. Além disso, a iniciativa vai deixar de ser uma “promoção” para tornar-se um programa. O selo Brasil Now também foi incorporado à campanha publicitária Brasil Sensacional, que é voltada para o consumidor final e está no ar em doze países.

Ainda no dia 1º, os executivos dos Escritórios Brasileiros de Turismo na Alemanha, Espanha, Estados Unidos (Costas Leste e Oeste), Reino Unido, Itália, França, Portugal, Japão e América do Sul, estarão presentes no fórum “Perfil e Tendências do Mercado Emissivo Internacional: perspectivas 2009/2010”, que reúne secretários e dirigentes Estaduais de Turismo e seus assessores de comunicação. No encontro, pretende-se apresentar detalhes dos países que a Embratur tem como carro chefe na promoção internacional, com o objetivo de unir esforços com os Estados na promoção do Brasil no exterior.

O dia 2 de julho começa com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Embratur e Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), para a criação do Bureau de Luxo. A parceria irá incrementar a promoção do segmento no exterior. No mesmo dia, os executivos dos EBT’s terão um encontro com os Bureaux de Ecoturismo e Aventura, Resorts, Golfe, Intercâmbio e Luxo para discutir o apoio a comercialização de produtos turísticos no exterior.

Neste dia, o Núcleo do Conhecimento terá duas palestras da Embratur. A presidente do Instituto, Jeanine Pires, debaterá o tema “Grandes Eventos Esportivos e o Marketing de Destinos Turísticos”; já a gerente de Apoio à Comercialização da Embratur, Karem Basulto, participa do painel “Segmentação do Turismo: O papel do Poder Público e Privado”. Também faz parte da agenda a participação de Jeanine Pires na reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo).

No terceiro dia do Salão de Turismo, quem participa do Núcleo de Conhecimento é o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, que irá falar sobre “Estratégias e Boas Práticas Observadas em Eventos Esportivos”. Já a presidente do Instituto, Jeanine Pires, participará da 25ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo.

No dia 4 de julho, a Embratur participará do fórum que tem como tema “Marca Brasil, Promoção Internacional e Captação de Eventos”. Os assessores da Presidência da Embratur, Walter Ferreira e Kátia Bitencourt serão responsáveis por mediar a discussão.

No estande que o Ministério do Turismo terá no evento, a Embratur realizará outras reuniões bilaterais, com entidades parceiras e secretarias de Turismo dos Estados, durante todos os dias da feira.

Operadores e jornalistas estrangeiros
Aproveitar a realização do Salão do Turismo para diversificar a oferta de destinos para operadores de turismo que já vendem destinos do Brasil no mercado internacional. Este é o principal objetivo da edição da Caravana Brasil Internacional, realizada pela Embratur, que reúne 17 operadores de sete países da América do Sul (Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Venezuela e Equador). A concentração em profissionais sul-americanos tem como objetivo ampliar a oferta de produtos brasileiros e estimular a visita de mais turistas dos países vizinhos do Brasil. A Embratur convidou também jornalistas sete jornalistas do Chile, Peru e Espanha.

Antes do Salão, jornalistas e operadores foram divididos em três grupos para conhecer os seguintes roteiros: Serra do Mar, Ilha do Mel, Paranaguá e praias de Matinhos e Guaratuba, no Paraná; Fortaleza e Beberibe, no Ceará; e Recife e Porto de Galinhas, em Pernambuco. No período de 30 de junho  a  3 de julho, os operadores e jornalistas conhecem os destinos brasileiros e sua diversidade no Salão do Turismo. A caravana é realizada em parceria com as secretarias estaduais de Turismo do Paraná, Ceará e Pernambuco e das companhias aéreas TAM, Gol e TACA.

Assessoria de Comunicação da EMBRATUR