As marteladas frenéticas, o barulho ensurdecedor de serras elétricas e o vai e vem de caminhões revelam o esforço dos 3 mil trabalhadores envolvidos na montagem do 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Aos poucos, eles dão cores e formas aos 50 mil m² do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Em instantes, eles erguem estruturas que lembram cenários de grandes produções cinematográficas. Cronograma em dia e quase tudo pronto para a abertura oficial nesta quarta-feira (1º de julho) às 11h, com a presença confirmada do ministro Luiz Barretto.

A movimentação de decoradores, pintores, marceneiros, técnicos em informática e faxineiros revela a grandiosidade de um dos maiores eventos do turismo nacional. São profissionais como a empresária Neusa Pilar, que chegam a trabalhar 12 horas por dia para construir a melhor ambientação e agradar o visitante. “Nos esforçamos ao máximo para criar um espaço atraente, interessante e agradável. Criatividade é fundamental”, explica Neusa.

A ideia é gerar no visitante a sensação de estar numa viagem pelo Brasil. Placas de sinalização semelhantes às usadas no trânsito indicam o caminho a ser seguido. Na entrada, uma esteira similar às usadas nos aeroportos para distribuição de bagagem. Para o conforto do visitante, o chão será coberto por 30 mil m² de carpete, o material é suficiente para cobrir três vezes o campo do Maracanã.

Os cabos das redes de informática e elétrica somam mais de 5 quilômetros, são suficientes para percorrer uma piscina olímpica mais de 100 vezes. Para garantir a distribuição de energia sem interrupção, os organizadores alugaram 25 geradores. “O Salão do Turismo cresceu e temos trabalhado para acompanhar a evolução e realizar o evento da maneira possível”, afirma Eduardo Sanovicz.

O 4º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil ocorre de quarta-fera (1º de julho) a domingo (5 de julho), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo. Os interessados em participar do evento devem cadastrar-se no site www.salao.turismo.gov.br. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até domingo. Os tíquetes serão retirados em máquinas semelhantes às usadas nos aeroportos para check-in automático dispostas estrategicamente na entrada do pavilhão.

O SALÃO EM NÚMEROS
50 mil m² de área total
10 mil m² na Área de Comercialização
30 mil m² de carpete
5 mil painéis de divisórias
8 mil pilares de metal
30 mil plataformas de metal
3 mil trabalhadores envolvidos na montagem
5 mil metros de cabos de eletricidade
300 estandes
300 computadores próprios
150 telefones
25 geradores de energia

ASCOM