Durante o evento da 21ª BNT Mercosul, realizado em Balneário Camboriú-SC nos dias 22 e 23 de maio, apresentou suas próximas datas festivas para 2015, que prometem trazer mais de um milhão de turistas para o estado. A Santur (Santa Catarina Turismo) apresentou o Festival de Dança de Joinville, de 22 de julho a 01 de agosto, Festa Nacional da Colonia de Itajaí, que será realizada de 23 a 26 de julho, a festa típica alemã Oktoberfest Blumenau que ocorrerá entre 7 e 25 de outubro, o Festival de Camarão de Portobelo, de a 9 a 12 de outubro, e a Festa das Flores de Joinville, que ocorrerá de 17 a 22 de novembro.

De acordo com o presidente da Santur, Valdir Walendowski, Santa Catarina está conseguindo se tornar um destino turístico durante o ano todo, não apenas nas épocas de alta temporada, nos meses do verão. “Essas festas quebram a sazonalidade e contribuem para o fomento do turismo na região. Juntas, elas são responsáveis por trazer mais de 1,5 milhão de turistas para o Estado”, comemorou em comunicado.

Walendowsky também comentou sobre a procura crescente aos destinos de férias de inverno nas operadoras turísticas da região. “Trabalhamos para atrair visitantes o ano todo. É claro que a temporada de verão é maior, mas os destinos de inverno começam a se impor”, disse. O aumento da procura por eventos nacionais coincide com a alta do dólar, que leva o turista a rever seus planos de férias e optar por viajar pelo Brasil. Segundo dados do Ministério do Turismo em pesquisa divulgada recentemente, 77% dos passageiros que viajarão em 2015 optarão por destinos domésticos, o maior índice em 10 anos.

De acordo com Geninho Gois, diretor da BNT Mercosul, que este ano recebeu 6800 agentes de viagens de 20 estados e de seis países, é difícil projetar o impacto da procura por destinos e eventos no segundo semestre de 2015, mas as expectativas são positivas. “O brasileiro quase sempre decide na última hora”, garantiu.