440833_87749Questões como responsabilidade social e gestão ambiental estão cada vez mais inseridas no mundo corporativo e grande parte das empresas já incluiu essas ações em seu escopo de trabalho. Sempre engajada em iniciativas relacionadas à sustentabilidade, a Schmersal tem adotado medidas importantes para melhoria contínua de suas atividades. Com isso, a multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas e equipamentos, reforça em sua política ambiental diversas iniciativas, como a prevenção à geração de poluição, além de atender a legislação vigente com o objetivo de contribuir para uma sociedade e um planeta mais sustentáveis.

 

A fabricação de seus produtos e processos conta com a utilização de matérias-primas que contenham o mínimo impacto ambiental possível. Desde 2006, a Schmersal utiliza pigmento orgânico em 100% dos produtos fabricados. Quanto ao descarte de resíduos recicláveis, eles são separados por coletores de lixo internamente e direcionados a empresas terceiras que atendem à legislação vigente. A economia de água e energia elétrica é feita de acordo ações definidas pelo comitê de sustentabilidade da empresa. São exemplos destas ações, a troca de torneiras por modelos mais econômicos, , sistemas de captação de água da chuva, implantação de cobertura de isolação térmica, sistema de climatização de baixo consumo e iluminação por sistemas de alta eficiência. Nas semanas da qualidade e meio ambiente é abordada a conscientização dos colaboradores para as questões de sustentabilidade.

 

Para se ter uma ideia dos resultados obtidos, em 2013, a companhia atingiu as seguintes metas:

  • Redução do consumo de água para 1/3 do consumo de 2011;
  • Manutenção do consumo de energia elétrica com aumento de 40% na produção em 2 anos;
  • Redução da sucata no setor das injetoras em 15%: Meta superada em 3,33%.

 

Para este ano, a empresa espera manter inalterados os consumos de energia e água, o que corresponde a um grande desafio, uma vez que temos previsto um crescimento de produção de mais de 15%.

 

“Entendemos que essas iniciativas contribuem efetivamente para uma evolução socioambiental, pois passam a ser vistas como importantes agentes locais para a promoção do desenvolvimento sustentável, contribuindo diretamente para os aspectos econômicos e sociais da comunidade”, declara Alessandro Valdeni, gerente de qualidade da Schmersal.

A Schmersal está estudando novas ações para redução de consumo de energia no setor de Injetoras (força de fechamento de molde e setup), além de iniciar o inventário de carbono para 2014 (gases de efeito estufa) cujo projeto foi nomeado como “Pegada do Carbono”, que consiste em quantificar o cálculo de emissão de CO2 nas atividades realizadas pela empresa, ou seja, controlar o consumo de eletricidade, combustíveis, viagens de avião, fretes etc. A ideia é mensurar nosso impacto ambiental e nossa quantidade de árvores plantadas para identificar o saldo de CO2 resultante.

“Integrar aspectos econômicos, ambientais e sociais diminui custos, principalmente futuros, reduz riscos, evita desperdícios, melhora relacionamentos e gera lucros. Ser sustentável é uma atitude, estratégia e inovação que dá resultados concretos e se traduz em práticas e processos de trabalho”, afirma Rogério Baldauf, diretor superintendente da Schmersal.

 

Conheça abaixo alguns dos projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Schmersal:

 

ü  Utilização da água da chuva para climatização, banheiros e refrigeração.

ü  Instalação de sistema de gerenciamento de energia elétrica para controle do consumo de energia por setor e área da fábrica.

ü  Substituição das luminárias por modelos de alta eficiência.

ü  Instalação de inversores de frequência nos motores da torre de resfriamento das injetoras para reduções do consumo de energia.

ü  Especificação no processo de injeção à máquina apropriada. Esta ação evita gerar sucata quando injetado em maquinário errado.

ü  Manutenção da rede de ar comprimido.

ü  Instalação de bebedores de água e purificador ligado na rede de água.

ü  Utilização de copos não descartáveis.