O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Claudio Scliar, participou, na semana passada, da premiação das 200 maiores Minas Brasileiras.
O evento foi promovido pela revista  Minérios & Minerales e o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e ocorreu em Belo Horizonte. A cerimônia que reuniu dezenas de profissionais do setor mineral brasileiro, contou com o apoio de várias empresas e instituições, entre elas o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Para o secretário, o evento mostrou a expressiva contribuição da mineração para o desenvolvimento econômico nacional. Scliar destacou ainda a importância das mudanças das leis para o setor.

“As propostas de mudanças no marco regulatório de outorga e da cobrança de ‘royalties’ com a necessária criação de uma agência nacional de mineração e do conselho nacional de política mineral se enquadram na perspectiva de tornar esse setor econômico mais organizado e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País” finalizou.
No evento, o diretor Editorial da Minérios & Minerales,  Joseph Young, falou sobre a participação das empresas mineradoras no desenvolvimento sustentável e econômico do Brasil.
O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, destacou a importância da mineração para Minas Gerais, citando as mudanças em curso no setor e a proposta de um novo código da mineração. Segundo ele, as riquezas minerais do Estado devem beneficiar todo o povo mineiro.
Participaram da solenidade, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto; o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Dinis Pinheiro; o presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados Federais, Luiz Fernando Faria; e o deputado Sávio Souza Cruz, presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, entre outras autoridades.

 
Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia