O ministro do Turismo, Henrique Alves participou da 81ª reunião do Fórum Nacional de Secretários estaduais de Turismo (Fornatur), realizado em Foz do Iguaçu (PR), nesta quarta-feira (17). Os avanços na Lei de Geral de Turismo, a promoção e o marketing dos destinos no ambiente digital, além da criação de zonas especiais de interesse turístico e a isenção de vistos durante o ano olímpico foram temas  definidos como prioridades para o grupo. O objetivo do encontro é desenvolver o potencial do setor, estimular o empreendedorismo e aumentar o fluxo de visitantes para o país.

“O turismo tem de ocupar a agenda econômica do Brasil. Temos de formar um exército pela luta legítima do desenvolvimento”, afirmou o ministro Henrique Alves. Ele destacou a importância da criação de zonas de interesses turístico, locais em que se pretende flexibilizar os tributos, facilitar o processo de licenciamento ambiental e reduzir a burocracia. “A proteção ao meio ambiente é fundamental, por isso temos de estimular o turismo como forma de garantir o desenvolvimento sustentável”, disse Alves.

Os secretários de turismo defenderam a criação de uma ferramenta de promoção dos destinos brasileiros na internet. “Precisamos de uma plataforma dinâmica que seja usada e abastecida pelas secretarias, com conteúdos atualizados constantemente”, afirmou o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz. Ele destacou ainda a importância de simplificar os processos para cadastrar e regulamentar as empresas, em discussão da reformulação da Lei Geral do Turismo.

O presidente do Fornatur e secretário de turismo de Brasília, Jaime Recena, convocou, ainda, os representantes e secretários para a reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur), no Congresso Nacional. O ato, previsto para 15 de julho na capital federal, tem por objetivo agilizar a isenção do visto de turistas americanos durante o período dos jogos olímpicos – iniciativa proposta pelo ministro Henrique Alves em maio para o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

De acordo com o ministro, o país já foi testado com sucesso em sua capacidade de realizar grandes eventos. A Olimpíada, segundo ele, deve repetir os bons resultados da Copa do Mundo. A maioria dos estrangeiros (97,4%) que estiveram no país no ano passado por ocasião dos jogos do mundial, avaliaram positivamente a hospitalidade do brasileiro. “No momento, obras e projetos de planejamento das arenas do Rio de Janeiro têm sido executadas de forma competente. É um imenso potencial para o turismo brasileiro que movimenta atividade econômica, gera emprego e renda em um custo baixo”.

O Fornatur é um colegiado formado pelos secretários estaduais de turismo ou presidentes de órgãos estaduais de turismo com objetivo de deliberar sobre os temas relevantes do setor. O fórum atua como órgão de assessoramento ao Ministério do Turismo.