O governo de Rondônia, através da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) formou Comitê Rondoniense para Rio+20 – Cnferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá em junho de 2012. A criação do Comitê aconteceu na segunda-feira (3) em Porto Velho com a participação de cidadãos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais com o debate de ideias para reforçar as atividades de articulação e mobilização relacionadas à Conferência.

Para o secretário-adjunto da Sedam, Francisco de Sales Oliveira a Rio+20 será um importante ponto na trajetória das lutas globais por justiça social e ambiental. “Ela se soma ao processo que estamos construindo desde a Rio-92 e, em especial, a partir de Seattle, FSM, Cochabamba que inclui as lutas por justiça climática para a COP 17 e frente ao G20. Este momento contribuirá para acumularmos forças na resistência e disputa por novos paradigmas baseados na defesa da vida e dos bens comuns”, enfatizou.

Participam da criação do Comitê Rio+20 representantes da Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), Associação dos Seringueiros do Vale do Guaporé (Aguapé), Associação Primavera, ASAEX, ASROP Associação Bentivi, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), Associação Etno Ambiental Kanindé, Waku’mã, Coopflora, Coopex, Coopermam, Asmorema, Asmorex e Cooseren.

PRÓXIMA REUNIÃO

A próxima reunião do Comitê Rio+20 está agendada para o próximo dia 15, com debates sobre regularização fundiária, Zoneamento, clima, água e energia, povos e comunidades tradicionais, educação, ciência e tecnologia, cidades sustentáveis, gênero e geração.

Autor: Decom