Quarta-feira de cinzas é dia de arrastão e bota-fora em Salvador. Enquanto Ivete Sangalo e Carlinhos Brown se despediam do carnaval 2010 promovendo as últimas horas de folia com o arrastão, o secretário de turismo, Domingos Leonelli e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, realizavam no aeroporto de Salvador, o tradicional bota-fora. Os turistas que passaram pelo local hoje, foram saudados no embarque por baianas ao som de berimbau e muito batuque. Segundo Emília, o bota-fora é uma maneira carinhosa de se despedir dos turistas e convidá-los a voltarem à Bahia para os próximos eventos. “Esses brindes e folhetos que produzimos para entregar aos visitantes no final do carnaval, é um jeito de fazer com que eles se lembrem ainda mais da Bahia, da emoção, da vivência, da alegria dos dias em que permaneceram em nosso Estado”, ressalta.

O carnaval 2010 trouxe para a Bahia cerca de 500 mil turistas. De acordo com dados do Sindicato de Hotéis de Salvador e Litoral Norte, a ocupação hoteleira nos circuitos principais foi de 100%. No interior, a ocupação dos hotéis também foi alta com 95% em Porto Seguro, 75% em Morro de São Paulo e 82% em Ilhéus.

E os turistas já têm um bom motivo para voltar. No próximo dia 27, começa na praia do Porto da Barra, o Espicha Verão. Um projeto que acontece sempre três finais de semana após a folia. A programação é extensa, com mostras culinárias e de artesanato, competições e grandes shows em um palco no mar. O evento atraiu, em 2009, 110 mil pessoas, das quais, 22 mil turistas. Este ano, Itacaré, Ilhéus, Maraú, Porto Seguro, Praia do Forte, Mangue Seco e Lençóis integrarão a programação do Espicha.

Bahiatursa