Conferência Internacional acontece dias 24 e 25 de abril, no Rio de Janeiro. Empresas mostrarão casos de transformação de problemas em oportunidades de negócios, de forma criativa e compartilhada.

Rio de Janeiro, fevereiro de 2014 – A Conferência Internacional Sustainable Brands Rio 2014 está entre as 50 melhores  do ano, na opinião do site americano The Daily Muse, dedicado a apoiar carreiras, especialmente de mulheres.

A lista tem um recorte a partir dos Estados Unidos, com destaques a eventos que acontecem no mundo todo. Estão divididos em eventos de tecnologia, vendas & marketing, serviços ao consumidor, empreendedorismo, recursos humanos, mídia & comunicação, design e especialidades. Entre os eventos de sustentabilidade foram incluídas apenas as conferências do MIT, Ceres e Sustainable Brands Rio 2014.

A SB Rio 14 é o único evento no Brasil que consta nesta relação. Confira a lista completa http://www.themuse.com/advice/the-50-best-conferences-to-attend-this-year

A Conferência

A SB Rio 2014 acontecerá nos dias 24 e 25 de abril, no Centro de Convenções da SulAmérica (CCSA), no centro do Rio de Janeiro.  Deverá reunir 600 profissionais da rede global de líderes de empresas dedicados a encontrar novas maneiras – sustentáveis – de conduzir negócios.

O evento será organizado em plenárias, com apresentações de líderes empresarias e especialistas; Expo que destaca 16 iniciativas concretas de empresas nacionais e internacionais de transformação do ambiente de negócios; Sessões Temáticas, com aprofundamento dos assuntos centrais da Nova Economia e, ainda, a SB Innovation Open, competição entre start-ups que nascem com soluções inovadoras em tecnologias e arranjos de negócios.

Já estão confirmados como palestrantes:

– Richard Barrett, especialista na transformação da cultura corporativa por meio de valores;

– Raphael Bemporad, fundador da agência de branding americana BBMG;

– Alex Pryor, reconhecido por criar um modelo de negócios que une proteção ambiental e geração de renda para as comunidades indígenas da Argentina e do Paraguai também fundador da empresa de erva-mate argentina Guayaki;

– Tom Szaky, CEO da TerraCycle, empresa que cria produtos a partir de materiais difíceis de serem reciclados ou que não possuem destinação adequada,

– Christopher Lukezic, diretor de Comunicações Internacionais do Airbnb, serviço que conecta pessoas interessadas em alugar seu imóvel a quem busca a experiência de se acomodar em um lar de verdade e

– Gonzalo Muñoz, fundador do Sistema B na América Latina, que apresenta o case de reinvenção da indústria de reciclagem no Chile, com a TriCiclos.

A TriCiclos é uma empresa B que tem desenvolvido ferramentas que apontam o impacto ambiental de cada pessoa em sua comunidade, e uma das soluções mais emblemáticas colocada por esta é o “Punto Limpio”, um espaço onde as pessoas podem levar seus resíduos inorgânicos para a posterior reciclagem, e nesses locais, as pessoas aprendem ainda um pouco mais sobre sustentabilidade e consumo responsável. Além disso, a empresa desenvolveu alguns modelos de impacto social.

As apresentações que sustentam a programação da SB Rio 14 serão de casos concretos de empresas brasileiras e do Exterior que transformam problemas em oportunidades, inovam modelos de negócios e ocupam espaços na nova economia, mais criativa, compartilhada e circular (que fecha os ciclos produtivos). Assim como ocorreu na SB Rio 2013.

Visitas em comunidades cariocas

Uma das novidades da SB Rio 14 são as visitas temáticas em comunidades cariocas, em que são desenvolvidas atividades e projetos de cunho socioambiental e que demonstrarão, na prática, como as marcas podem se alinhar às demandas da sociedade.

Entre as práticas que serão apresentadas está a Light Recicla, do Grupo Light, na Comunidade Santa Marta. O trabalho desenvolvido tem como foco a troca de lixo por desconto na conta de luz. A ideia inovadora se transformou no projeto sustentável Light Recicla, que hoje atende as comunidades Santa Marta e seu entorno (Botafogo e Humaitá), Chapéu Mangueira, Babilônia, Rocinha, Chácara do Céu, Cruzada São Sebastião, Morro dos Cabritos e Ladeira dos Tabajaras. Por meio da ação, o Grupo Light disponibiliza ecopontos para cadastro dos participantes, que recebem o cartão do cliente e passam a entregar materiais recicláveis em troca de descontos em sua conta de luz.

A Conferência terá ainda um programa Pós-Evento, no sábado, dia 26 de abril, que ampliará as visitas a projetos selecionadas no Rio de Janeiro.

Tecnologia

Evoluções na tecnologia e na concepção do evento irão proporcionar maior conforto e comodidade ao público. Um aplicativo, já testado e desenvolvido para a SB San Diego, facilitará o networking entre a audiência e os palestrantes, além de oferecer todas as informações sobre a programação e conteúdos adicionais.

O espaço da conferência, projetado pelo Atelier Marko Brajovic, foi pensado para facilitar o tanto o networking quanto o trabalho, assim os participantes poderão utilizar os ambientes do evento como extensões de seus escritórios, para realização de reuniões presenciais ou por telefone, respondendo mensagens e conciliando a presença no evento com as demandas urgentes de sua rotina profissional.

Haverá ainda o Innovation Open, uma competição de start-ups que oferecem produtos e serviços inovadores de modo alinhado à nova economia. A disputa será realizada no Brasil pela primeira vez. Os prêmios da audiência e do júri especial incluem recurso financeiro e apoio de consultorias.

Para saber mais sobre o Sustainable Brands Rio 2014 acesse:http://sbrio14.com.br/

Sobre a SB Rio 14

A conferência será realizado nos dias 24 e 25 de abril, com atividades pós-evento no dia 26, no Centro de Convenções SulAmerica (CCSA).  O evento será organizado em plenárias, com apresentações de líderes empresarias e especialistas; Expo que destaca 16 iniciativas concretas de empresas nacionais e internacionais de transformação do ambiente de negócios; Sessões Temáticas, com aprofundamento dos assuntos centrais da Nova Economia e, ainda, a SB Innovation Open, competição entre start-ups que nascem com soluções inovadoras em tecnologias e arranjos de negócios.

Sobre a Conferência

Sustainable Brands é uma comunidade global que se propõe a repensar o papel das marcas corporativas e sua capacidade de gerar valor, fortalecer tendências e disseminar soluções sustentáveis para a sociedade. Ao longo das suas sete edições, a conferência se consolidou como um dos principais encontros de lideranças empresariais que trabalham por meio da colaboração, do aprendizado e da troca de experiências. Desde 2013, iniciou a construção de uma rede global de conferências, que já conta com cinco eventos: Rio, San Diego, Istambul, Buenos Aires e Londres.

Sobre a Report Sustentabilidade

Há 11 anos, a Report Sustentabilidade desenvolve soluções integradas de Consultoria, Comunicação e sistematização de Conhecimento, com o objetivo de criar condições para integrar a sustentabilidade à gestão e à estratégia de negócios. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, possui amplo portfólio de clientes, o que possibilita acessar iniciativas atuais, experiências pioneiras e tendências futuras no campo da sustentabilidade.