A Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas deve realizar um ciclo de debates sobre temas relacionados à conferência, que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro. A sugestão do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da subcomissão, é de que os textos do debate sejam transformados em um livro, que seria entregue à presidente Dilma Rousseff para envio a chefes de Estado.

Os temas propostos por Cristovam foram: água; energia; pobreza; padrão de consumo; novo indicador de progresso; biodiversidade; aquecimento global; padrão de produção e distribuição; economia verde; cidades; ciência e tecnologia; e decrescimento. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), sugeriu a inclusão de mais um tema na lista.

– Os temas apresentados pelo senhor são de profundo interesse e eu queria incluir mais um, que é o tema das compras governamentais e o meio ambiente. As compras feitas pelos diferentes níveis de governo representam mais de 20% do nosso produto interno bruto e têm uma alteração direta no meio ambiente – sugeriu.

O tema deve ser incluído na lista com o nome de governança. Na próxima reunião da subcomissão, que deve ser realizada na terça-feira (3), os senadores devem discutir quais dos temas sugeridos farão parte dos debates, além da frequência e dos dias dos eventos.

Visitas

Durante a reunião, foi confirmada a viagem que os senadores da subcomissão farão ao Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (2), para conhecer as instalações e verificar a infraestrutura do local do evento. Segundo Cristovam, já está confirmada a audiência com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A audiência com o governador do estado, Sérgio Cabral, ainda não é certa.

Além de viajar para o Rio de Janeiro, os senadores podem visitar, em breve, estados do Brasil atingidos pelas mudanças climáticas. A sugestão de Randolfe Rodrigues é de que os parlamentares ouçam a população.

– Eu acho importante ouvirmos os testemunhos das pessoas mais humildes, por exemplo, do interior do Amapá, que dizem que há 30 anos nunca viram cheias do rio como estão ocorrendo agora – afirmou.

Divisão

Sobre a criação de outra subcomissão, esta no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para acompanhar os preparativos da Conferência Rio+20, os senadores sugeriram um trabalho conjunto. Uma das idéias apresentadas é de que os representantes da nova subcomissão se somem aos da já existente na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O requerimento para a criação da nova subcomissão, de autoria do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), foi aprovado nesta terça-feira pela CMA.

imagem-148

Isabela Vilar / Agência Senado

Jornalista Artur Hugen-MTb11725