Ambos os encontros sustentáveis ocorrem agora em novembro: um na cidade de Paulínia, que deverá ser uma cidade pólo da sustentabilidade daqui para frente e outro, na cidade de Porto Velho, na capital amazônica de Rondônia.

O SWU, uma criação do gênio das artes e da publicidade, Eduardo Fischer da Totalcom (Prêmio Ecoturismo 2010) em sua 2ª edição, emplacou de vez o compromisso com a sustentabilidade brasileira e planetária, trazendo nomes de grande expressão no mundo ambiental, como Bob Gedolf, Neil Young, Rigoberta Manchu, Marina Silva, Mario Mantovanni e astros pops como o Duran Duran , Black Eyed Peas e uma gama de celebridades comprometidas com a causa ambiental.

O SIS, Seminário Internacional de Sustentabilidade, em sua 9ª edição, sendo quatro no Sudeste e, Centro Oeste as cinco últimas na região amazônica, também em novembro traz José Graziano da FAO por seu interlocutor Gustavo Chianca, Valter Cardeal (Eletrobras), Mario Mantovanni (SOS Mata Atlântica), Marcos Terena (líder indígena na Rio+20), Janete Benavides (Peru e Machu Picchu) Amyra El Khalili, Eng. Antonio Macedo Filho (Green Building Council), Eugenio Scanavinno (PSA Amazônia), todos craques em sustentabilidade no palco amazônico da Faculdade São Lucas, nos dias 17 e 18 de novembro.

O SWU, na cidade de Paulínia, traz muita música, artes e sustentabilidade. Já o SIS,  traz muita sustentabilidade e exibição de artes nos filmes do Pacha Mama, do Acre e do Peru com documentários premiados como o do cineasta Ricardo Cabellos e mais uma variedade de astros sustentáveis em associação com o diretor rondoniense premiado Carlos Levy, do Curta Amazônia.

Ambos os festivais e seminários, conectados com os Movimentos Sociais no combate as mazelas que estão sendo votadas no Código Florestal, como o Floresta Faz a Diferença comandado pelos astros ambientais brasileiros Vitor Fasano, Christiane Torloni e Rodrigo Santoro. Todos voltados a produzir documentos e ações para a Cop 17, em Durban e Rio + 20 em Junho/2012 no Rio de Janeiro.

Certamente as contribuições dos dois movimentos sustentáveis, paulista e amazônico,  serão inegáveis para diminuir a progressão de gases de efeito estufa e contra o aquecimento global, com as metas que o Brasil pretende atingir nos próximos dez anos.

O evento sustentável rondonienses que surge como a nova capital e plataforma das Mudanças Climáticas e Sustentabilidade, tem o patrocínio da Eletrobrás, Correios, Usinas Ferreira Gomes e Eletrogoes , e apoio da Prefeitura de Porto Velho, Semdestur, Sema, Governo de Rondônia, Sedam, Secretaria de Turismo de Rondônia, CREA Rondônia, Asbea, Ceise, Recob, Coca-Cola e Grupo Simões, TV Candelária (20 anos), TV Record, Gente de Opinião, O Nortão, Notícia na Hora, Jornal Alto Madeira, Jornal Folha da Capital, O Combatente, Tudo Rondônia, Federação das Câmara de Comércio Venezuelana no Brasil, Termonorte,  Gráfica Nova Porto Velho, Teklatur, News Rondônia, Secretaria de Turismo e Lazer do Acre, Green Building Council, Faculdade São Lucas, IFRO, Comercial Schumann, Ecobrisa, Rádio Caiari, Rádio Parecis, Inbec.

As inscrições para o seminário devem ser feitas através do site www.revistaecoturismo.com.br . Mais informações através dos telefones telefone (13) 9102-4451 e 3012-0099. Todos os participantes terão direito a certificado com cargas horários para mestres e estudantes profissionais.

Assessoria de Imprensa do IX Sem Internacional de Sustentabilidade (SIS) e X Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática