“A Grande Vitrine do Turismo”. Esta é a descrição que corresponde à importância do Salão Nacional do Turismo –Roteiros do Brasil, este ano em sua sexta edição, acontecendo de 13 a 17 deste mês, no Parque  Anhembi, em São Paulo. E o Tocantins está entre os 27 estados a levarem suas potencialidades turísticas e culturais para serem apreciadas por mais de 100 mil brasileiros e estrangeiros, que vêm conhecer e comprar artesanato, pacotes turísticos, degustar a gastronomia típica de todas as regiões do país e ouvir e assimilar conhecimento em diversas áreas.

 

A iniciativa de realização do Salão Nacional do Turismo é do Ministério do Turismo -MTur, fortalecendo o Programa de Regionalização, que trabalha a estruturação e qualificação dos destinos turísticos, além de incentivar a comercialização destes roteiros. O Tocantins participa do projeto arquitetônico da macrorregião Norte, que se descortina aos visitantes com estandes representando ícones demonstrativos da história de cada estado. A ruína da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Natividade, será layoutizada visualmente para identificar o estande tocantinense, homenageando o roteiro turístico “Serras Gerais”.

 

A proposta é divulgar aos veículos especializados e ao grande público a exoticidade e conservação da natureza, da fauna e flora, a pesca esportiva e o potencial histórico dos roteiros do estado. Também estarão participando da Mostra empresários operadores de turismo do Tocantins, que já trabalham com receptivos de turistas e viajantes . A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins –Adtur, leva para o Salão  as Regiões Turísticas “ Lagos e Praias do Cantão”, “Encantos do Jalapão” e “Serras e Lago”, destacando a capital Palmas, e Mateiros, como os dois Destinos Indutores selecionados pelo Ministério do Turismo, nacionalmente, para receberem atenção especial do órgão.

Parcerias

 

O Tocantins é sempre destaque na presença conjunta da região Norte no evento e em 2011 deverá brilhar mais ainda, contando com a parceria de órgãos como o Sebrae, que patrocinou o estande dos operadores na Área de Comercialização A Abav-Associação Brasileira de Agentes de Viagens-secional TO, responsabilizou-se pelas despesas dos artesãos que estarão trabalhando na lojinha de artesanato. A Agrop – Associação dos Agroindustriais do município de Palmas, estará com loja de produtos no “Mercado da Agricultura Familiar”, coordenado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No local, são comercializados alimentos e bebidas produzidos pelos agricultores familiares das cinco macrorregiões brasileiras. A Prefeitura da capital está dividindo com a Adtur os custos referentes à ida da manifestação artística.

 

Destaques

 

O Chambari é o prato escolhido para a Área de Gastronomia, onde são servidas refeições típicas de todas as 27 Unidades da Federação, com sabores e temperos característicos. A Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros terá no artesão Ivanilton Almeida dos Santos a responsabilidade de demonstrar no espaço “Saber Fazer” a arte da confecção do artesanato em capim dourado.

Um local tradicionalmente sucesso de público é a Loja de Artesanato do Tocantins, que nesta edição estará gerenciada pela Adtur. Estão sendo levadas para venda mais de 5 mil peças de artesanato confeccionadas em capim dourado, jatobá e babaçu, vindas de Associações de Ananás, Araguatins,Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Sampaio, Dianópolis, Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins. O produto final é repassado aos artesãos no regresso.

 

O grupo de ritmistas e percussionistas “Tambores do Tocantins”, de Porto Nacional, convidado pela Adtur, vai ao Salão do Turismo e fará demonstrações no palco e nos cortejos dos corredores do evento. O Projeto Babaçu, desenvolvido pelo Sebrae-TO, é destaque no espaço“Talentos do Brasil”. Ali, estarão em exposição peças produzidas por duas mil artesãs de 12 estados que, reunidas em 15 cooperativas, apresentam técnicas manufatureiras  supervisionadas pelo trabalho de designers e estilistas.

 

fonte: Olga Cavalcante -(63)3218-2506/ 63- 9955-5051
Comunicação da Agência de Desenvolvimento Turístico