Passaram-se seis meses desde que a costa nordeste do Japão foi atingida por terremoto e tsunami, além de um desastre nuclear.
‘Turismo solidário’ ajuda na reconstrução do Japão
Mas a população da área da tragédia ainda enfrenta consequências, e para isso até mesmo turismo tem sido usado como força-tarefa pela recuperação mais rápida das comunidades em necessidade.
Divulgação |
Ação do programa JTB de ajuda ao Japão |
As empresas japonesas de turismo HIS, JTB e KIE montaram pacotes de verão para estrangeiros, como para norte-americanos, que foram bem recebidos.
São “programas de voluntariado de recuperação pós-terremoto”. Os pacotes incluíam uma viagem de cerca de uma semana com oportunidades para interagir com as pessoas locais, visitar orfanatos, limpar ruínas e dar apoio às comunidades.
O atrativo aqui está ligado à experiência cultural, social e humana, e os participantes deram depoimentos em respeito à capacidade dos japoneses de resistência, por exemplo.
As empresas planejam mais pacotes para outono e inverno do país oriental –não há informações sobre tours dessas companhias específicos ao Brasil, no entanto.
fonte: folha de sp