Maquete de uma cidade abastecida com energia eólica, galeria de arte sustentável, ‘cidade de papel’ e vários trabalhos inspirados na energia solar fazem parte do acervo que será exposto neste sábado

São Paulo – Uma bandeira do Brasil em tamanho oficial, construída por alunos com uso de latas e materiais recicláveis e a frase Reutilizar é Possível, em lugar de Ordem e Progresso, é apenas um entre centenas de trabalhos que serão apresentados neste sábado, 20, a partir das 9h00, no Colégio Elvira Brandão. A mostra anual de Ciência, Arte e Cultura do colégio terá como tema central o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

 

A temática foi recomendada pela Unesco este ano – o órgão das Nações Unidas para a Educação e a Cultura – às suas escolas associadas de todo o mundo, e mobiliza alunos e professores do Elvira desde o início das aulas, em fevereiro último. Por sinal, quem circulou pelo colégio nos últimos dias notou a intensa movimentação em torno do evento, sem contar a quantidade de trabalhos distribuídos pelas salas de aula.

 

São maquetes, edificações, instalações e objetos altamente criativos e inovadores, como a ‘cidade de papel’, a cidade abastecida por energia eólica, a luminária feita com bolinhas de gude e a galeria de arte sustentável, por exemplo. Foram concebidos e preparados por alunos de berçário até o 4º ano do Ensino Fundamental. No caso dos pequenos, os pais tiveram participação direta no desenvolvimento dos trabalhos, com emprego de sucata e materiais recicláveis.

 

De acordo com o diretor pedagógico do Elvira Brandão, Walter Armellei, a mostra também contempla apresentações musicais em série no auditório, com ênfase em reciclagem e outros temas relacionados.

Armellei assinala que a mostra de Ciência, Arte e Cultura marca o encerramento das atividades letivas do colégio. “O evento é disputado e aguardado pelos alunos e o resultado é sempre excepcional, acima da média, imperdível”, afirma o diretor.

 

A Mostra de Ciência, Arte e Cultura 2012 é aberta à imprensa, das 9h às 13h, mediante confirmação antecipada com a assessoria.

Sobre o Colégio Elvira Brandão

O Colégio Elvira Brandão é uma instituição centenária, criada pela professora que lhe dá nome. Está presente entre as mais conceituadas e modernas escolas da capital. Seu ensino tem como objetivo preparar alunos para atuar como agentes transformadores da sociedade, na vida acadêmica e no mercado de trabalho, pela valorização da educação, da cultura, da cidadania e dos princípios fundamentais. Várias personalidades com grandes serviços prestados à Nação brasileira, por sinal, têm no currículo uma passagem pelo Elvira Brandão, como Antonio Ermírio de Moraes, Dorina Nowill, Eva Wilma, Guilherme Afif Domingos, Etty Fraser, Paulo Autran, Raul Cutait, Roberto Setúbal, Ruy Mesquita, Julio de Mesquita Neto e Rubens Barrichello. Atualmente, o colégio conta com quase 800 alunos e mais de 100 professores.