Com o apoio do Deputado Eduardo Valverde (PT/RO) um contrato assinado com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural(EMATER), vai colocar à disposição das cooperativas e assentamentos do estado de Rondônia, mais de 200 técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos para treinarem os agricultores.

De acordo com Valverde, os serviços antes interrompidos em função da não prestação de contas por parte de algumas instituições sociais e cooperativas, serão agora retomados, o que resultará, em sua opinião, em uma qualidade melhor da produção rural, porque ao associar o conhecimento tecnológico produzidos pelas universidades e centros de pesquisas haverá um melhor aproveitamento do solo.

“ A transmissão de conhecimento quando levada ao campo através da assistência técnica, você melhora a condição de produção e a renda, dando um salto de qualidade impressionaste”, disse.

Conforme o deputado, a partir de março já começam os treinamentos, sendo que haverá uma contínua prestação de contas por parte dos gestores, visto que por exigência do Tribunal de Contas, os programas de Assistência Técnicas, terão metas e prazos a serem cumpridos, e o processo fiscalizatório será também exercido pelo INCRA e pelas cooperativas beneficiadas.

Segundo Valverde agora o treinamento de extensão rural não será meramente um homologador de projetos agrícolas para receberem financiamentos no campo como fora no passado, mas, será utilizado para seu fim específico, que é levar conhecimento ao campo em programas sustentáveis de geração de renda e trabalho.

Assessoria de Imprensa do Deputado Valverde