tremNove unidades estão na cidade. Até o fim do mês, mais quatro serão descarregadas

O processo de importação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) da Espanha para Cuiabá/Várzea Grande segue dentro do cronograma. Nove composições do novo modal de transporte descarregadas no pátio de estacionamento, localizado em Várzea Grande. Nas próximas semanas, mais quatro unidades chegaram ao local.

Os trens saíram do Porto de Santos nos dias 28 e 29 de janeiro e chegaram ao Porto Seco de Cuiabá entre os dias 1° e 02 de fevereiro. Como na segunda remessa de trens foram necessárias 12 carretas para realizar o transporte dos veículos. Cada VLT foi dividido em três partes, desde a fábrica na Espanha até o CM. Depois de chegar ao destino final, equipes especializadas fazem a acoplagem das três partes do veículo, transformando em uma composição completa.

Outras quatro composições do VLTs já chegaram ao Porto de Santos esta semana, e aguardam o trâmite aduaneiro para então serem colocados nas carretas e destinados a Cuiabá.

O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande entregará ao Governo de Mato Grosso um total de 40 VLTs. Conforme o cronograma logístico, o último lote chegará a Cuiabá em maio próximo. Cada VLT é composto por sete módulos, com capacidade para transportar até 400 pessoas (por veículo), sendo 77 sentadas.

Sobre o VLT

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está sendo implantado nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande (Fernando Corrêa da Costa, Coronel Escolástico, Historiador Rubens de Mendonça, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro, na Capital; nas avenidas da FEB e João Ponce de Arruda, na cidade vizinha, totalizando 22 km de extensão.

Fonte: SECOPA/ Mato Grosso