Setor registrou queda de 0,4% no volume de vendas em fevereiro, diz IBG

Vendas em supermercados caíram -0,3% em fevereiro (André Vieira/Bloomberg)

Vendas em supermercados caíram -0,3% em fevereiro (André Vieira/Bloomberg)

As vendas no varejo registraram queda de 0,4% em fevereiro, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número interrompe uma sequência de nove meses de alta. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 8,2% no volume de vendas do setor.

O resultado veio aquém das estivamativas do mercado, mas o ritmo moderado deve se manter ao longo de 2011. “Mantemos a perspectiva de crescimento moderado do varejo ao longo de 2011, em função da desaceleração do mercado de trabalho, do baixo reajuste do salário-mínimo, da alta dos preços de alimentos e do transporte público e da deterioração das condições de crédito”, afirmou a consultoria LCA em relatório enviado ao mercado. A LCA prevê um crescimento de 6% para o volume de vendas neste ano, ante a alta de 10,9% em 2010.

No acumulado dos últimos 12 meses, o varejo regista alta de 10,4% no volume de vendas. Segundo o IBGE, a receita nominal manteve-se estável em fevereiro, na sére com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 13% na receita nominal – e de 14,4% em 12 meses.

Três das 10 atividades pesquisadas pelo IBGE mostraram variação positiva: tecidos, vestuário e calçados (1,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico(1,4%); e combustíveis e lubrificantes (0,1%). Já as variações negativas foram em: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%); veículos e motos, partes e peças (-1,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%); material de construção (-1,5%); móveis e eletrodomésticos(-2,8%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação(-3,1%); e livros, jornais, revistas e papelaria (-4,7%).

Fonte: VEJA