No ano de 1995, quando foram lançadas as primeiras edições do livro “Estrada Já, Bloco Norte do Mercosul, Uma Idéia Revolucionária, As Saídas para o Pacifico”, Hércules Góes foi taxado de visionário, insano e até louco, já que não se poderia conceber naquela altura dos acontecimentos como factível a realização das propostas ideológicas daquelas obras que rodaram o Brasil e o Exterior, em suas sete edições esgotadas nas línguas portuguesa e espanhola.

O autor, que propunha a possibilidade de criação de um Bloco Norte do Mercosul ou ‘Merconorte’ como alcunhou o embaixador Rubens Barbosa numa ação que daria efetividade aos países e estados amazônicos para, de fato, estarem integrados ao Mercosul, que mais atenderia aos estados do centro sul e sudeste e os países mais ao Sul da América do Sul.

O mesmo se aplicava à efetividade de  ser construída uma Rodovia que unisse os dois oceanos, Atlântico e Pacífico, juntando o Brasil, Bolívia e Peru, com chance de mercadorias e pessoas chegarem mais rápido ao Pacífico e Ásia.

Agora em 2011, a Rodovia Interoceânica já foi inaugurada e o escritor conferiu isso de perto com seus navegadores em importante ecoexpedição Climática Marcas Sustentáveis do Brasil, as vias que ligam o Brasil aos seus vizinhos do lado norte do país.

A Venezuela, no dia 31 de julho, será efetivada no Mercosul em reunião no Rio de Janeiro sob a presidência de Dilma Rousseff, ajustando de vez os estados amazônicos brasileiros ligados à nova realidade com o caribenho país que tem a quinta maior economia da América do Sul e uma das maiores economias do planeta,  provando que o visionário autor do livro Bloco Norte do Mercosul, Saídas para o Pacífico de fato estava correto em suas assertivas, que se transformaram em realidade .

 

 

Célia Belda, assessoria de imprensa do grupo Ecoturismo