Embora a escolha das operadoras que irão oferecer o Viaja Mais Melhor Idade este ano ainda esteja em processo de seleção, assim como os destinos contemplados, o programa já oferece pacotes especiais de duas grandes operadoras: três são exclusivos da Pomptur, que acontecerão ao longo do ano; outro é da CVC, que de 27 a 31 de março reunirá no navio Imperatriz o público-alvo do programa, em uma viagem de Santos (SP) ao Rio de Janeiro. Há ainda um quinto pacote, oferecido pelas duas operadoras, para Lins (SP), no Blue Tree Hotel, com saídas em março.
Oferecer pacotes cada vez mais diferenciados: esta é a estratégia do programa do Ministério do Turismo operacionalizado pela Braztoa em seu quarto ano. Isso significa dizer: desenhados pelas operadoras participantes e por hotéis e destinos, as viagens passam a focar em um produto totalmente adequado a este público, com programação exclusiva, diferente de qualquer outra oferta do mercado nacional. “No segundo semestre do ano passado tivemos algumas viagens neste modelo que se mostraram viáveis. São pacotes customizados com preços atrativos”, diz o coordenador Enzo Arns. O programa agora está envolvido na seleção das operadoras, com quem serão definidos papéis mais claros no projeto, tanto do programa quanto dos parceiros. Uma das propostas é ter informações mais detalhadas de vendas ao longo do ano, de forma a saber, mensalmente, quanto se está vendendo e para que destinos. Novos destinos poderão ser propostos pelos participantes. Em 2009, foram comercializados 180 mil pacotes.
A Pomptur, operadora participante deste o início, ofereceu em agosto do ano passado um pacote especial, reunindo 400 pessoas durante uma semana em um resort em Santa Catarina. O sucesso foi tamanho que já estão sendo oferecidas viagens semelhantes para quatro destinos: Lins (SP), no Blue Tree Hotel, com saídas em março (também ofertado pela CVC, com os mesmos preços); Gramado (RS), durante a Festa da Colônia, em abril; Gravatal (SC), em maio; e Santo Amaro da Imperatriz, na Rede Plaza, em setembro. Em todos eles, uma programação exclusiva para o grupo, com shows, jantares temáticos e atividades recreativas adequadas à Melhor Idade.
“Queremos ofertar dois pacotes especiais por mês”, adianta o coordenador, já listando destinos que deverão estar contemplados: Caldas Novas (GO), Salvador (BA), Serra Gaúcha (RS), João Pessoa (PB), Cidades Históricas (MG), Recife/Olinda (PE), Brasília (DF), Maceió (AL), Lins (SP), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (RJ). Serão priorizados períodos de baixa temporada, com saídas garantidas, bloqueio de mais de 80 % do hotel escolhido, programação totalmente customizada em todos os dias, meia pensão ou pensão completa e seguro de viagem obrigatório, com diferenciais de preço em relação aos produtos regulares para o mesmo destino.
Quanto ao cruzeiro, lançado na semana passada, Arns esclarece que “o navio não será só para a Melhor Idade, mas estão programadas atividades exclusivas para eles” A idéia é que, tendo boa aceitação, mais cruzeiros sejam realizados no próximo verão. Para este viagem, serão oferecidos oficinas, shows, palestras, passeios e eventos especiais, com um desconto de 15% para todas as cabines disponíveis (uma oferta de aproximadamente 1200 lugares).
O Viaja Mais Melhor Idade é uma iniciativa do Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e o Vai Brasil. Conta com apoio do Ministério da Previdência, do Ministério do Trabalho, do INSS, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, dos órgãos estaduais de turismo, do SEBRAE, do SESC, da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens) e da ABCMI (Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade).
Adrian Alexandri