Saiba o que é Trekking e suas diferenças

Caminhar por trilhas naturais, interagindo com a natureza, além de desfrutar das belas paisagens e conhecer lugares inexplorados. Isto é Trekking.

Trekking é uma prática esportiva que baseia-se numa incursão ao desconhecido, numa travessia de descoberta de novos locais, no mapear de uma região, no conhecimento de uma história e de sua cultura e tradições.

A modalidade pode ser praticada tanto como uma forma de lazer, quanto em competições. Nesse caso, trata-se do trekking de regularidade e das corridas de aventura, modalidades que surgiram no início da década de 90, quando amantes da natureza resolveram adaptar as regras dos enduros de moto e jipe à caminhada ecológica.
O iniciante da prática deve estar acompanhado sempre de guias experientes, que já tenham feito a trilha anteriormente. Uma das maneiras de se iniciar no esporte é fazer a primeira trilha com uma agência especializada ou com algum grupo organizado, como os clubes excursionistas Não existe idade mínima para a prática do esporte. 
Trekking

Free-Photos / Pixabay

Trekking de um dia – O caminho a ser percorrido não ultrapassa aos 10 km, com início e fim bem definidos. Pode-se ir de um local a outro, semelhante às travessias, ou ir até algum cume e retornar ao ponto de partida. Com curta duração, é uma atividade de lazer muito utilizada no Brasil, principalmente próximo aos grandes centros urbanos 
Travessias ou trekking de longa distância – Esta atividade é uma caminhada realizada entre dois pontos, cujo objetivo final é atingir o local proposto. O grupo deve ter equipamentos para pernoites (como barraca e saco de dormir) e alimentação própria. Os trekkings mais longos podem durar vários dias. 
 
Trekking de regularidade – Tem caráter competitivo e é um percurso não conhecido dos participantes é pré-determinado pela organização, para a realização de uma trilha, com tempo e local definidos. O importante não é a velocidade e sim manter-se no percurso correto e no tempo determinado. Utiliza-se planilhas com velocidades médias, distâncias e símbolo-referência. Pode-se utilizar qualquer equipamento de medição e de cálculo. As competições são realizadas por equipes, que costumam ser de três a seis integrantes. Cada um fica responsável por uma tarefa, sendo muito comum dividir em um navegador, um calculista e um contador de passos.
 
Trekking de velocidade – Também tem caráter competitivo e são chamadas de corridas de aventura, em que o objetivo dos competidores é alcançar postos de controle definidos pela organização da prova, no menor tempo possível, utilizando o caminho que melhor se adaptar ou achar melhor, e usando recursos como cartas de navegação e bússola. Deve-se observar a ordem dos postos de controle, que deverá ser seguida cronologicamente.
Adriana Piva
Siga-nos em:

Comments

comments