A competitividade no setor de Turismo é extremamente acirrada, ainda mais com o período econômico no qual nos encontramos. Atrair a atenção do consumidor e encantá-lo com viagens e roteiros incríveis, mesmo que sejam ideais para o que ele deseja, se tornou um processo mais difícil e lento.

Entretanto, a internet proporciona a este e outros setores, múltiplas possibilidades de conquistar os usuários e, com alguns benefícios e facilitação de pagamento na oferta de pacotes nacionais e internacionais, a crise pode sim ser driblada e conceder oportunidades de crescimento.

Como a ferramenta digital de maior destaque no setor de turismo – fato que nos concedeu o Top de Marketing ADVB 2012 -, O iSend construiu uma sólida base e grande expertise em marketing digital multicanal aplicado ao segmento turístico.

Por isto, resolvemos separar 7 segredos que fazem a diferença em campanhas digitais de agências, operadoras, companhias aéreas, hotéis e associações e entidades ligadas ao turismo. Que tal conferir abaixo, quais são estes segredos?

  1. Emoção em primeiro lugar!

Sim. Emoção. Você pode seguir todos os outros seis segredos e fazer a melhor campanha visual da história do turismo, mas se ela não despertar emoção e sensações positivas em seu prospect, esqueça qualquer negócio que pretenda fechar.

Na maioria das vezes, quando pensamos em viajar estamos planejando fazer isto em conjunto com a família, amigos e/ou parceiros(as). Assim sendo, imagens e vídeos que despertem a sensação de estar mais próximo das pessoas que amamos, conhecendo novos lugares e compartilhando bons momentos serão melhor absorvidos e calculados por nós. Isto ajudará (e muito) sua marca na hora de atrair a atenção do prospect e, quem sabe, influenciar na decisão de compra. Como abordado por Philip Kotler, em seu livro Marketing 3.0, atualmente: “Vemos as empresas expandindo seu foco dos produtos para os consumidores, e para as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano […]” (KOTLER, 2010).

  1. Segmentação do Público

O Marketing por e-mail é talvez o meio mais utilizado por agências de turismo. Contudo, o segredo não está somente no conteúdo e no poder de persuasão de cada campanha, mas também bastante conectado à segmentação do público. De que adianta enviar uma campanha maravilhosa sobre uma viagem a Londres para quem está propenso e super interessado em conhecer o Japão?
Claro que, este tipo de informação nunca cai do céu e necessita-se de técnicas que coletem os dados necessários para esta seleção de conteúdo. É neste ponto que lembramos o quanto oferecer conteúdos como: acesso à publicações restritas, revistas digitais, e-books e vídeos sobre certos destinos; podem auxiliar na prospecção de dados do usuário através das famosas landing pages.

Saber com qual público está lidando é extremamente importante para investir esforços e ser mais assertivo na hora da venda. Acesse nosso e-book O conteúdo certo para o público certo e veja como a segmentação pode ser um fator determinante no sucesso de campanhas de marketing digital, principalmente direcionadas ao setor de turismo.

  1. O Turista é Multicanal

Quando o assunto é viajar, a decisão de compra pode ser feita a qualquer momento do dia. E, quando estamos em uma rede social, site ou blog; a divulgação de um roteiro com o qual nos identificamos atrai imediatamente a nossa atenção. Além disto, para manter um ótimo relacionamento e criar campanhas dinâmicas e que realmente causem motivação de compra, é necessário utilizar tudo o que você tem no âmbito digital.

Utilize as plataformas disponíveis para criar uma esfera que envolva o consumidor por meio campanhas via e-mail, SMS, revistas digitais e que tenham publicação constante e integrada com as redes sociais. O turista não quer somente desvendar e chegar a novos horizontes, mas também ser alcançado pelo seu agente de turismo que possui uma ótima proposta na mão. Conhecer seu cliente sabendo que ele é multicanal e será melhor abordado por múltiplas plataformas é prenúncio de sucesso.

  1. Seja Presente

Já abordamos em um de nossos post anteriores, o quão estar presente na internet e erguer uma imagem de marca fortalecida perante os internautas pode ser significativo para os resultados de conversão, engajamento e vendas. O relacionamento com o consumidor é essencial para uma empresa de turismo e informá-lo constantemente sobre como está o andamento e os preparativos para a tão sonhada viagem aumenta o senso de segurança deste cliente.

Todo mundo gosta de saber o quão importante é para a empresa que escolheu e ser presente é demonstrar este cuidado ao seu cliente. Por exemplo, avisar via SMS sobre o horário que o transporte chegará ao hotel para levá-lo em uma visita a um museu, mostra o cuidado que sua marca tem em criar uma melhor experiência de viagem.

  1. Personalização de Campanhas

No marketing digital do setor de turismo, personalizar o conteúdo é indispensável para criar uma conexão mais forte com o consumidor. Todos nós costumamos ler o que nos é diretamente endereçado, ainda mais quando percebemos que a marca teve o cuidado de nos enviar exatamente o tipo de promoção que gostaríamos de receber.

Aconselhamos que, todo o conteúdo seja minuciosamente escrito para cada grupo segmentado em suas campanhas ou, no momento em que seu cliente já está viajando pela sua companhia/agência, é interessante receber SMS personalizados para cada etapa e atividade da viagem, conforme abordamos no segredo acima.

  1. Vídeos despertam o desejo de viajar

Vídeos costumam conquistar as pessoas por sua consistência visual e, no caso de novos lugares, desperta mais facilmente o desejo por viajar e viver novas aventuras, do que uma foto em um e-mail ou um texto explicativo.

Então, caso você tenha um canal no youtube ou no vimeo publique depoimentos de clientes, uma pequena série de curiosidades sobre os locais onde você oferta roteiros e/ou, até mesmo, algumas questões burocráticas que a maioria das pessoa têm dúvidas. Se puder veicular registros de viagens produzidos pelos próprios clientes, melhor ainda, pois isto ganha ainda mais confiabilidade por parte de seu prospect.

  1. Conteúdo Forte e Atualização Constante

A qualidade do conteúdo a ser postado é o que constrói a conexão entre consumidor e marca. Dentre às diversas opções de pacotes e destinos, buscar informações em blogs, fóruns e fanpages é a primeiro ação de muitos turistas. Portanto, atualizar publicações relevantes com certa frequência em horários e dias pré-determinados acaba por criar um hábito nos leitores e faz com que fiquem mais assíduos aos seus materiais.

Mas fique atento, pois a atualização que estamos falando aqui não é apenas sobre o período de tempo. A internet causou uma revolução em nossas vidas e lidamos com novas gerações e suas respectivas linguagens e anseios. Para isto, campanhas personalizadas por idade, gênero e região devem ser uma opção válida a ser inserida nas estratégias digitais de sua empresa e/ou agência.

Agora que você já sabe os 7 segredos do marketing digital multicanal do turismo, aplique estes conhecimentos em sua empresa, aumente a presença de sua empresa na internet e gere cada vez mais leads e conversões.

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