A Eletrobras quer construir linhas de transmissão e usinas eólicas nos Estados Unidos. A estatal brasileira pretende aproveitar o plano do presidente Barack Obama de ampliar as linhas entre os Estados para concorrer em futuros leilões, disse nesta quarta-feira o superintendente de operações no exterior, Sinval Gama.

Para preparar sua entrada no mercado americano, a companhia avalia a compra de algum ativo de transmissão. Gama frisou que seria um empreendimento de pequeno porte.

“Se houver alguma oportunidade, estamos de olho. Avaliamos todo o país, sem nenhuma pressa”, afirmou, depois de participar do 22º Fórum Nacional, no Rio.

O executivo explicou que o governo Obama está desenvolvendo uma política de mudança da matriz energética, que vai privilegiar usinas renováveis e sistemas de transmissão que integrem todo o país. Entre as renováveis, a prioridade será a construção de usinas eólicas.

“O plano de expansão da transmissão deles prevê investimentos de US$ 60 bilhões. Eles vão fazer leilões, colocar isso no mercado, assim que resolver a regulamentação interna. Estamos de olho para fazer a análise e concorrer”, observou.

FSP