Seminário de Sustentabilidade e Pré-SalIlhabela foi destaque no Seminário de Sustentabilidade e Pré-Sal, realizado nesta terça-feira (12/05), na sede do Centro Universitário Unimódulo, em Caraguatatuba, evento que reuniu cerca de 300 pessoas. O grupo formado pelo presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS) e pela secretária de Meio Ambiente, Cristina Hirakawa, contou ainda com a presença dos vereadores Jadiel Vieira, Keko (PTB), Marcelo Santos (PPS), Jove Brito (PR), Roberto Timbada (PDT) e Luiz Mário, Marinho (PV). O presidente e a secretária fizeram parte de dois painéis como debatedores e, na ocasião, também representaram o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

No painel “Desenvolvimento Sustentável na Exploração do Pré-Sal”, com a palestra de José Luiz Marcusso, gerente geral da Unidade da Bacia de Santos, Valdir Veríssimo cobrou mais atenção por parte da Petrobras a projetos que realmente venham de encontro a sanar os problemas que os municípios vão enfrentar com a exploração de petróleo e gás na região. Para o presidente, a compensação apresentada pela estatal até o momento com investimentos em projetos sociais ou mesmo os R$ 8 milhões anunciados pelo gerente geral em atendimento a 22 comunidades pesqueiras (11 em Ilhabela) são “ínfimos” se comparados aos valores de investimentos para a implantação da base e das plataformas (algo em torno de R$ 22 bilhões) e aos problemas que os municípios irão enfrentar, como crescimento desordenado e impactos ambientais.

Nesse sentido, uma reunião entre os técnicos das quatro prefeituras do Litoral Norte, corpo docente do Unimódulo e representantes da Petrobras ficou agendada para a próxima segunda-feira (18/05), para tratar como a empresa pode ajudar as cidades a solucionar problemas crônicos como lixo e georeferenciamento, sugestões também defendidas pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

José Luiz Marcusso finalizou o painel fazendo um alerta aos representantes das cidades. “Não podemos transformar o Litoral Norte em uma Macaé, com migração e um rastro de miséria. Se a Petrobras é auto-suficiente é porque acredita no Brasil”, comentou, informando que a estatal construirá até 2020, 22 plataformas no Campo de Mexilhão, produzindo 1,8 milhões de barris por dia.

Programa Cachoeira Limpa

A secretária de Meio Ambiente, Cristina Hirakawa, participou no painel com o tema “Desenvolvimento e Manejo Consciente”, e na oportunidade solicitou ao gerente da Sabesp, Raul Christiano, a criação do “Programa Cachoeira Limpa”.

“Temos no interior de São Paulo o ‘Programa Rio Vivo’ e em Santos o ‘Canal Limpo’. O Litoral Norte merece um projeto e nada melhor que cuidar dos nossos rios, córregos e cachoeiras da região. Muitas vezes a poluição das nossas praias é originária de uma cachoeira”, explica Cristina, ressaltando também que só em Ilhabela existem mais de 300 cachoeiras. Além disso, a secretária cobrou maior agilidade nas obras e investimentos da Sabesp no município.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Ilhabela

Foto: Leninha Viana/CMI