No dia 7 de fevereiro deste ano, chegou ao Porto de Santos o contêiner do Projeto “The Box”, uma parceria entre a BBC (Londres), CSIS (Container Shipping Information Service) e a NYK Line, uma das maiores empresas de transportes integrados no mundo.

O projeto, com duração aproximada de um ano, visa monitorar um contêiner da NYK (com GPS, pintado na cor vermelha e com o logotipo da BBC) em suas viagens ao redor do mundo, divulgando a indústria marítima e mapeando a globalização da economia mundial: quem manda o que, pra quem, como e usando quais rotas terrestres e marinhas.
Até o momento, o “The Box” já percorreu alguns caminhos: foi da Escócia para Xangai, na China, com carregamento de Whisky. Depois foi mandado de Xangai para Pensilvânia, EUA, com produtos diversos (acessórios de moda, produtos domésticos, entre outros). Dos EUA, mais precisamente de Nova York/New Jersey, o contêiner foi enviado para Santos, com produtos químicos.

No Brasil, o destaque do programa é a crise econômica mundial, de que forma ela está afetando a importação/exportação de produtos, como funciona a liberação destes pela alfândega, além de informações e curiosidades dos portos.

O contêiner continuará sua viagem indo de Santos para o Japão, com carregamento de Glutamato Monossódico.

Da terra do sol nascente, o contêiner será mandado à Rússia, e de lá para Singapura, passa pelo Vietnã, e, por último, do Vietnã para Southampton, Reino Unido. Ao chegar ao Reino Unido, o “The Box” finaliza o programa com a doação do contêiner para a África do Sul.

Segundo Elmer Justo, gerente da filial de Santos da NYK Line do Brasil, “O projeto The Box é uma grande oportunidade de demonstrar a eficiência do transporte de produtos por meio de navios de contêineres, proporcionando uma visão global do negócio à população em geral”. “O interessante ainda é que o projeto oferece informações sobre a peculiaridade de cada porto e o tipo de produto comercializado entre os países, mostrando como a globalização faz parte hoje de nossas vidas”, comentou Elmer.

Por meio de um mapa online, os leitores podem acompanhar a trajetória do container, que já passou por diversos países, sempre carregado de produtos. O projeto é inspirado no livro The Box, do jornalista Marc Levinson.