O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um apelo para que os países do G20 aumentem os investimentos em energia limpa e economia verde como parte dos esforços para alcançarem as Metas do Milênio.

Ban também afirmou durante a cúpula do G20 neste domingo, em Toronto, no Canadá, que os riscos e custos da falta de ação referente às mudanças climáticas crescem a cada ano.

Promessa

Segundo ele, quanto mais as nações adiam, mais pagam. O Secretário-Geral também pediu aos governos para que façam progressos concretos para a realização de promessa feita na Conferência de Copenhague.

Ban lembrou que os países industrializados se comprometeram a entregar US$ 100 bilhões, o equivalente a mais de R$ 175 bilhões, às economias em desenvolvimento para a mitigação das alterações do clima.

Ele disse ainda que líderes mundiais precisam ajudar os pobres e vulneráveis, apesar dos déficits de orçamento e problemas fiscais severos em alguns países.

O Secretário-Geral pediu aos governos para que não dependam apenas do consumo para a recuperação da crise financeira global. Ele estimulou as nações a investirem em três áreas: agricultura, recuperação verde e sistemas de saúde.

Corte

Segundo agências de notícias, líderes do G20 concordaram durante o encontro em reduzir os déficits orçamentários nacionais até 2013 e promover o crescimento econômico.

Ainda segundo as agências, a cúpula rejeitou a aplicação de uma taxa bancária universal, mas houve pressão para maior proteção contra futuras crises. Os países concordaram que os bancos devem criar níveis mais elevados de capital e liquidez.

ONU