O grupo norte-americano Apache anunciou nesta terça-feira que aceitou comprar de sua concorrente britânica British Petroleum ativos no valor de US$ 7 bilhões nos Estados Unidos, no Canadá e no Egito.

O Apache destacou em um comunicado que acertou a aquisição de todas as operações de petróleo e gás, terrenos e infraestrutura na bacia Permian do oeste, no Texas e Novo México, bem como no deserto ocidental do Egito.

A transação também incluirá “substancialmente todos” os negócios da BP na produção de gás natural no oeste de Alberta e Columbia Britânica, no Canadá, destacou a companhia com sede em Houston, Texas.

“O Apache pagará US$ 7 bilhões pelos ativos, que incluem reservas estimadas em 385 milhões de barris de petróleo equivalente”, acrescenta o texto, em alusão a uma unidade de energia baseada na quantidade de energia liberada com a queima de uma tonelada de petróleo.

A BP enfrenta uma série crise desde a explosão no dia 20 de abril de uma plataforma de exploração de petróleo O poço foi tampado na última quinta-feira e deste então a empres realiza testes de pressão para verificar a eficiência do método.

Se ele resistir, ficará mais fácil interromper definitivamente o vazamento no mês que vem, quando deve ficar pronto um poço auxiliar a partir do qual os técnicos irão sufocar o poço danificado.

FSP