Em contrapartida, o governo da Argentina comprometeu-se a autorizar a entrada em seu país de baterias, pneus e calçados brasileiros

Governo não divulgou, por enquanto, quais veículos argentinos poderão entrar no Brasil (Vanderlei Almeida/AFP)

Governo não divulgou, por enquanto, quais veículos argentinos poderão entrar no Brasil (Vanderlei Almeida/AFP)

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou no início da noite desta quinta-feira que Brasil e Argentina decidiram flexibilizar as barreiras colocadas a alguns produtos como um gesto de boa vontade. A partir desta sexta, o governo Dilma voltará a colocar em licença automática – o que significa que os produtos serão autorizados a entrar no país de forma eletrônica e sem restrições – algumas guias de importação de veículos. Já o governo argentino comprometeu-se a liberar a entrada de produtos brasileiros como baterias, pneus e calçados.

O MDIC não informou quais veículos serão liberados, mas adiantou que não serão todos. A decisão poderá ajudar a reverter o problema de desabastecimento do mercado doméstico. Ante as dificuldades de trazer automóveis e comerciais leves do país vizinhos, alguns modelos já começaram a faltar em São Paulo.

A decisão foi tomada em reunião por telefone entre o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, e o secretário da Indústria da Argentina, Eduardo Bianchi. Os dois irão se reunir na próxima segunda e terça-feira, em Buenos Aires, para tentar avançar numa negociação que permita retirar dos dois lados as barreiras que atravancam o comércio bilateral.

(com Agência Estado)

Fonte:Veja