mudança climaA BRF, sétima maior empresa de alimentos do mundo em valor de mercado, está entre as cinco empresas de melhor desempenho e mais transparência na gestão de sustentabilidade voltada à economia de baixo carbono e estratégias para mitigar as mudanças climáticas, segundo ranking divulgado hoje pelo CDP – organização internacional sem fins lucrativos que atua junto a investidores e empresas para motivá-los a reduzir os impactos das companhias no meio ambiente.

 

A BRF é a única representante do setor de alimentos que integra a lista das 10 Empresas Líderes em Transparência divulgada pela entidade e ocupou o quarto lugar em pontuação.

 

“A BRF tem como princípio a adoção de ações com foco em eficiência operacional, atuando por meio de matriz energética mais renovável, que promove também a redução de emissões de gases de efeito estufa”, ressalta Luciana Ueda, gerente de sustentabilidade da BRF.

 

“Desde 2008, quando iniciaram as primeiras discussões sobre o tema no Brasil, a companhia segue os principais protocolos e busca as melhores práticas. A presença em rankings importantes como o do CDP nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo”, afirma a executiva.

 

Ranking do CDP

 

Com o objetivo de oferecer o maior e mais completo sistema de divulgação sobre gestão das empresas em relação às mudanças climáticas, além de oferecer subsídios a companhias e investidores na condução de estratégias rumo à economia de baixo carbono, o CDP pontuou pela quarta vez as respondentes nos itens Transparência e Desempenho, sendo esta a primeira vez que a organização divulga as notas de todas as participantes que tiveram respostas públicas. Confira as Empresas Líderes em Transparência:

 

Empresa Setor Nota
Companhia Energética Minas Gerais (Cemig) Concessionárias 98
Braskem Materiais básicos 97
Vale Materiais básicos 97
BRF Bens de consumo básicos 92
Itaú Unibanco Holding Financeiro 91
Lojas Renner Bens de consumo discricionário 90
Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR) Bens industriais 89
Ultrapar Participações Energia 89
Itaúsa – Investimentos Itaú S.A. Financeiro 88
Ecorodovias Infraestrutura e Logística Bens industriais 88

 

 

Excelência em Sustentabilidade

 

As práticas de sustentabilidade da BRF tem um histórico de reconhecimento. A companhia é listada no Índice de Sustentabilidade (ISE) da BM&FBovespa há nove anos, sendo a 2ª colocada na última carteira divulgada (2013) e atende ao Carbon Disclosure Project  (CDP). Há dois anos, a companhia também integra a carteira de Emerging Markets do Dow Jones Sustainability Index. A BRF ainda está entre as empresas listadas no Global Compact 100 Index, nova lista do Pacto Global da ONU.

 

A BRF foi a única empresa brasileira de alimentos presente no Global 100 Most Sustainable Corporations in the World, ranking elaborado pela Corporate Knights divulgado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, em janeiro deste ano.

 

Sobre a BRF

A BRF, detentora das marcas Sadia, Perdigão, Batavo e Elegê, é uma das maiores exportadoras mundiais de aves e uma das principais captadoras de leite e processadora de lácteos do Brasil. A empresa possui cerca de 110 mil funcionários, conta com 49 unidades industriais no Brasil e dez no exterior (8 Argentina, 1 Inglaterra e 1 Holanda), além de 28 centros de distribuição que abrangem todo território nacional. Hoje, a BRF exporta seus produtos para mais de 110 países e detém um portfólio superior a 2.500 itens, entre os segmentos de carnes, lácteos, margarinas, massas, pratos congelados e vegetais congelados. Em 2013, a companhia registrou faturamento líquido de R$ 30,5 bilhões.