Antes mesmo de Cannes abrir suas portas, a campanha de Barack Obama à Presidência dos Estados Unidos surge como candidata ao prêmio mais disputado do 56º Festival Internacional de Publicidade. A expectativa é que o trabalho vença o Grand Prix da disputa Titanium, que reúne ações muito criativas e inclassificáveis nas categorias clássicas de comunicação.

“Na era do engajamento do consumidor e de conversa com as marcas (…), a campanha “Change” reúne uma plataforma com marca clara, design fantástico, uso primoroso da mídia social e o apelo da política 2.0″, escreveu em editorial a publicação “Adweek”, que pertence à consultoria Nielsen Serviços de Mídia.

Segundo a análise, a campanha de Obama ofereceu ferramentas digitais para que 13 milhões de pessoas se conectassem, criassem eventos e levantassem recursos que acabaram transformando o rumo da campanha presidencial norte-americana.

David Plouffe, gerente da campanha de Obama, estará em Cannes para dar aos publicitários o mapa da mina. Com quedas de dois dígitos nos investimentos em propaganda em revistas, TVs e jornais nos EUA e na Europa neste ano, as discussões falarão sobretudo de como potencializar receitas com novas mídias.

A campanha de Obama já levou prêmios importantes como Clio Awards e The One Show.

Cristiane Barbieri
Enviada especial da Folha de S.Paulo a Cannes