Ecologia, música esportes numa única manhã

No dia 27 de setembro, das 9h às 13h, atrações culturais, educativas e esportivas gratuitas, para adultos e crianças, estarão disponíveis na esquina da Av. Guilherme de Almeida com a Ademar Fida, ao lado do Ilhas Bar e Restaurante, no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba.  O evento, que faz parte da Campanha “Se Liga Nessa Bacia”, do Projeto Tecendo as Águas, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, contará com presença do violeiro e cantor Zé da Viola (morador do bairro), apresentação dos alunos da escola municipal Carlos Altero Ortega que ganharam o concurso de jingles com o tema “Água, Esgoto e Saúde” e materiais de educomunicação como programinhas de rádio.

Para sensibilizar os participantes sobre a importância da água limpa, haverá esportistas fazendo demonstração de stand up no Rio Juqueriquerê e bonecos do Clubinho Sabesp para divertir as crianças e abordar a importância do tratamento do esgoto. Os moradores da região poderão tirar dúvidas sobre a rede de esgoto e, inclusive, fazer solicitação da ligação de suas casas à rede no Sabesp Móvel, motivo principal da Campanha “Se Liga nessa Bacia”.

A Campanha busca melhorar a qualidade do Rio Juqueriquerê, que abastece Caraguatatuba e São Sebastião, e integra o módulo “Se Liga nas Águas” – um dos seis objetivos do Projeto “Tecendo as Águas”, iniciado pelo Supereco em agosto de 2013. Para a ação do dia 27 de setembro haverá o apoio da Associação de Moradores do Morro do Algodão, Grupo de Auxílio Civil Albatroz (GACC), Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), SABESP, Departamento de Trânsito e Secretaria do Meio Ambiente de Caraguatatuba.

O primeiro passo da Campanha foi a abordagem da população do Morro do Algodão, a fim de sensibilizar sobre questões de saneamento e saúde. A equipe do Supereco passou por várias residências distribuindo questionários com perguntas como: “Qual o motivo de seu imóvel não estar ligado à rede?” e “Quais os benefícios de se conectar à rede coletora de esgoto?”. As populações dos bairros Barranco Alto e Porto Novo serão abordadas numa segunda fase da campanha.

O objetivo foi levantar informações que ajudem a entender porque ainda não houve a adesão à rede de esgoto da Sabesp. A situação de Caraguatatuba consta como uma das piores em termos de quantidade de ligações factíveis no litoral de São Paulo, conforme notícia da Folha de São Paulo (20/01/2014). De acordo com o Diagnóstico Socioambiental e Sanitário (2009-2011) apurado pelo Supereco, a população na área do Rio Juqueriquerê, com frequência, apresenta viroses, diarreia e problemas de pele porque muitas pessoas usam as águas do rio para pesca e lazer.  Depois de diagnosticar os motivos da não ligação à rede coletora de esgoto, será feita uma mobilização junto à comunidade com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da ligação e do tratamento do esgoto. 

Os participantes deste evento concorrerão a prêmios e moradores que ainda quiserem responder ao questionário serão premiados com imã de geladeira e caneca da campanha.

Quem faz

O Projeto “Tecendo as Águas” é realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil. Tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo, geração de renda e qualidade de vida: “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas”, “Águas da Mata” e “No Ritmo das Águas”. Conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).

Sobre o Instituto Supereco

O Supereco é uma OSCIP que atua há 20 anos (a serem completados em outubro) com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 10.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 900 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 95 publicações especializadas na área.

COMO PARTICIPAR

 

Os moradores da região do litoral norte podem participar ativamente das ações socioambientais do Projeto Tecendo as Águas. Basta acompanhar o calendário de ações pelo facebook do projeto e se inscrever em oficinas, mutirões, concursos e eventos culturais. Há várias ações aos finais de semana, cursos com certificado e atividades que podem acolher voluntários, artistas, ambientalistas, estudantes, professores, agricultores, comerciantes e qualquer pessoa interessada em meio ambiente e sustentabilidade. Para quem não está no litoral norte de SP, o convite é para acompanhar e postar sugestões na página Tecendo as Águas do facebook.

Projeto Tecendo as Águas:

Facebook.com/TecendoasAguas

@tecendoasaguas