O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, analisou nesta sexta (28) medidas de prevenção para a temporada de furacões com uma equipe técnica, informou a Casa Branca.

Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que, durante a reunião, Obama destacou os efeitos que as tempestades podem ter no desastre ambiental no golfo do México, espalhando ainda mais o óleo que vaza desde o dia 20 de abril.

A Casa Branca ressaltou, porém, que “essas considerações não alteram a missão principal dos funcionários encarregados de responder em caso de emergência, que é apoiar os esforços para proteger as vidas e a propriedade das pessoas”.

Entre os participantes da reunião, estavam a secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, o diretor do Escritório de Orçamento da Casa Branca, Peter Orszag, o administrador do Escritório Federal de Gestão de Desastres (Fema, na sigla em inglês), Craig Fugate, e o diretor do Centro Nacional de Furacões, Bill Read.

A Administração Nacional de Oceano e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês) anunciou que espera que esta temporada de furacões, que começará no dia 1º de junho, seja de “ativa a extremamente ativa”.

FSP