Durante as férias de verão nos meses de janeiro e fevereiro, o movimento nos aeroportos cresce e entre embarques e desembarques é comum acontecer problemas como extravio de bagagem ou danificação. Além disso, tem muita gente que ultrapassa o limite de peso permitido na hora de despachar.

Para evitar esses e outros transtornos, é preciso se precaver e estar atento às regras estabelecidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Veja as dicas da Travel Ace (www.travelace.com.br) com as informações necessárias para que o passageiro saiba como proceder.

– Pesquise e contrate um plano de assistência. Para viagens com destino a Europa, por exemplo, é obrigatório que o viajante tenha um plano. Além disso, a assistência confere ao passageiro atendimento médico e odontológico, além do famoso seguro bagagem, proporcionando mais tranqüilidade.
– Em vôos nacionais, cada passageiro tem direito a despachar um volume de 23kg de bagagem caso esteja na classe econômica e um de 30 kg se estiver na executiva ou na primeira classe.
– Nos vôos internacionais, existem dois modelos de franquias de bagagem – por peso e por peça. As companhias aéreas são responsáveis por definir o sistema de acordo com o destino de passageiro.
– Nos casos de limite de peso, tantos nos vôos nacionais quanto internacionais é cobrado excesso por quilo extra. Geralmente, as taxas correspondem a 0,5% do valor da passagem não-promocional em viagens internacionais, e 1% em roteiros internacionais.
– Extravio de bagagens: Se a sua bagagem no trecho aéreo extraviar, dirija-se ao pessoal da companhia aérea e preencha o formulário “P.I.R”. Caso tenha contratado um plano de assistência em viagem, imediatamente antes de sair do aeroporto, ligue para a central de atendimento da empresa e comunique o extravio. A Travel Ace inclui este seguro dentro da maioria dos planos, nacionais e internacionais. Mais informações podem ser obtidas com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no site www.anac.gov.br.
– Bagagem de mão: Todo passageiro pode levar bagagem de mão que possa ser colocada sob o assento do avião, com peso máximo de 5 kg. Também é permitido embarcar com manta, cobertor, sobretudo, guarda-chuva, bengala, máquina fotográfica e material de leitura.
– Vale lembrar que em viagens internacionais é preciso declarar bens como produtos eletrônicos no núcleo da Polícia Federal localizado no aeroporto.
– Passageiros com destino ao exterior podem carregar na bolsa de mão líquidos como gel para cabelo, barba, perfume ou desodorante, desde que eles estejam em recipientes inferiores a 100 ml. Produtos lacrados adquiridos no free shop também são permitidos.
Seguindo algumas dessas dicas com certeza ficará mais fácil aproveitar as alegrias das férias e trazer na bagagem só boas lembranças.

Serviço:
Travel Ace Assistance
Tel.: 11 2107-0300

Assessoria de Imprensa de Travel Ace Assistance