Altinópolis foi a cidade escolhida pelo artista Bassano Vaccarini, italiano naturalizado brasileiro, para integrar com harmonia a natureza e arte expondo suas obras em vários cantos da cidade, transformando-a em um autêntico “museu a céu aberto”.

Praticamente ausente dos destinos de ecoturismo e aventura, possui uma boa infra-estrutura e várias opções de atividades na natureza, atributos perfeitos para uma viagem de fim de semana prolongado ou férias.

Visita a Gruta do Itambé – Esta famosa gruta de formação arenítica apresenta uma fachada de 28 m de altura e uns 350 m de galerias. As visitas são guiadas pela Ecotur Esportes de Aventura, a agência receptiva da cidade. Ao adentrar a galeria principal, a claridade vai ficando para trás, tornando necessário o uso de lanternas. O passeio percorre a galeria até duas cavidades em forma de orelhas de onde jorra pequena quantidade de água, um dos atrativos. Esse fenômeno é causado pela absorção de água pelo solo exterior da gruta, que encontrou como saída essas duas formações. Pelo caminho é possível avistar alguns morcegos pequenos que ficam no alto da gruta, que não oferecem nenhum risco e fazem a alegria das crianças. A visita à Gruta do Itambé pode ser assustadora para os pequenos que têm medo do escuro, mas envolvente para crianças que adoram uma aventura estilo “Indiana Jones”.

Aos adeptos do caving, a região possui oito grutas catalogadas que fazem parte do seu roteiro turístico.

Cavalgada – O Hotel Vila das Palmeiras organiza uma cavalgada pela Fazenda São João da Mata. Esta cavalgada é bem tranqüila e indicada para toda a família, todos vão gostar do passeio onde, por caminhos de terra é possível contemplar os atrativos naturais da fazenda e as extensas plantações agrícolas, além de assistir ao pôr-do-sol em meio às montanhas.

Water trekking – A Fazenda Vale das Grutas é um lugar pitoresco que retrata mais um pedaço do paraíso natural de Altinópolis, local escolhido pela Ecotur para fazer o water trekking.  A prática consiste em caminhar por dentro da água, escalaminhando as pequenas quedas formadas pelo desnível do riacho. À primeira vista pode parecer loucura, mas nada que impeça “aventureiros” de todas as idades (crianças a partir dos 5 anos) a participar da atividade, além de ser uma forma emocionante de interagir com a natureza.

Rapel – O Morro do Forno é um ótimo local para a prática do rapel. A atividade começa com um trekking de 1,5 km entre fendas de rochas e em alguns pontos é necessário o uso de cordas para escalaminhar por entre as pedras e atravessar cavernas. Esta caminhada é muito divertida para as crianças. A ancoragem acontece num local estratégico, rodeado por uma natureza inspiradora. A descida do paredão de 45 m. É  totalmente positiva e indicada para iniciantes (crianças a partir dos 7 anos).

Outros passeios
Conhecer a Praça das Esculturas (ou Jardim das Esculturas), principal acervo com 42 obras do artista plástico Bassano Vaccarini que abordam temas sociais referentes às mulheres e à família, é imperdível.

Altinópolis possui 35 cachoeiras. Nos meses de novembro a fevereiro, o banho fica mais agradável e as chuvas fazem com que o volume de suas águas aumente, tornando-as mais bonitas.

O Morro do Parque Municipal (1.200 m de altitude) também vale uma visita. Dele, a visão de 360º permite que se avistem 16 municípios ao seu redor.

Altinópolis produz o melhor e mais aromático café do Brasil, não deixe de experimentá-lo. Aproveite também para mostrar para as crianças como se desenvolve a cultura da plantação de café e o processo pelo qual passa o grão da colheita à mesa. Para nosso filho Matheus isso foi bem instrutivo.

No mais, aproveite as férias, pegue as crianças e boa aventura!

Para quem quer mais aventura:
Cachoeirismo – A 17 km do centro fica a Cachoeira dos Macacos, lugar ideal para esta prática. A queda de 50 m., majestosa pelo volume d’água, é adrenalina pura. A descida começa positiva e tornando-se negativa, permitindo que se fique pendurado livremente bem no meio da queda, o que proporciona a oportunidade de se admirar a vista.

Como chegar:
De São Paulo:
Rod. Anhanguera, até saída 318 A – seguir pela Rod. Cândido Portinari até a saída 348 para Altinópolis.

Agência Receptiva
Ecotur Esportes de Aventura
Rua D. Maria Tereza, 620 – Centro
tel: 016 3665 2657
www.ecoturbr.com.br

Onde ficar
Hotel Vila das Palmeiras
Diárias a partir de R$ 99,00 a R$159,00/casal. Oferece tarifas promocionais para fim de semana.
Rua Antonio Aleixo de Oliveira, 204
(16) 3665-4060
* não aceita pagamento em cartão de crédito nem débito.
www.viladaspalmeiras.com

Onde comer
Restaurante Vila das Palmeiras
Rua Antonio Aleixo de Oliveira, 204

Fazenda Florada – Vale das Grutas

Restaurante e Petiscaria Figueira                                                                                                    Rua Tiradentes, 33 – Centro

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Trilhas & Rumos: www.trilhaserumos.com.br
Timex: www.timex.com.br

Apoio de:
VIVO Zap: www.vivo.com.br
Botas Chiruca: www.botanatrilha.com.br
Gatorade: www.gatorade.com.br
Visite o site da Família Muller: www.familiamulleraventura.com.br
Para contratar nossas palestras contate: falecom@familiamulleraventura.com.br

Família Müller