A equipe da senadora e ex-primeira dama Hillary Clinton continua reafirmando a determinação da candidata em vencer a disputa pela indicação à candidatura democrata à Casa Branca, mas os rumores são outros, de que exista uma chapa conjunta formada por ela e seu potencial rival, Barack Obama. Na união, Obama ocuparia o cargo de presidente e Hillary de vice.

A possibilidade da chamada “dream ticket” (“chapa dos sonhos”) integrada pelos dois candidatos vem sendo discutida há vários meses e perturba o sono de alguns membros do Partido Democrata, que temem que a dupla resulte em uma chapa-pesadelo.

Hillary, que ainda não definiu publicamente o rumo de sua candidatura, declarou a congressistas que aceitaria concorrer como vice-presidente. No entanto, Terry McAuliffe, diretor de sua campanha, disse ao canal de TV CNN que houve “absolutamente zero discussão” sobre tal possibilidade.

Por sua vez, Obama anunciou que nomeou uma equipe para ajudá-lo a escolher um vice. O trio tem Caroline Kennedy – filha do presidente John F. Kennedy, assassinado em 1963 – e Eric Holder e Jim Johnson, ambos do alto escalão democrata.
A lista de cogitados para o posto de vice inclui, além de Hillary, outros nomes que estamparam as cédulas nas primárias democratas deste ano, como o ex-senador John Edwards, o senador Chris Dodd e o governador Bill Richardson (Novo México), de ascendência latina.

Revista Ecoturismo