O Projeto Roda D’água é um programa de educação ambiental integrado aos currículos nacionais do ensino básico, às leis que regem o tema no Brasil (Lei de Diretrizes e Bases e Lei Ambiental) e às diretrizes definidas pela Agenda 21.

É apresentado como uma metodologia de ensino que abrange os oito anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio. Por sua característica de projeto, sua aplicação respeita as questões locais de cada região, bem como as diversidades culturais, econômicas e sociais do Brasil.

Como o nome do projeto sugere, a água (mais especificamente os recursos hídricos delimitados regionalmente por uma bacia hidrográfica) é o ponto de partida para a abordagem, o conhecimento, a aprendizagem, as discussões, as conclusões e, finalmente, a conscientização e a tomada de atitudes pró-ativas em relação aos temas ambientais. O projeto procura trazer, para o educador, instrumentos que facilitem a compreensão e o conhecimento da bacia hidrográfica de sua região e de todos os impactos causados e sofridos por ela como resposta à ação do homem.

Estratégias de Ensino para a Prática da Educação Ambiental
Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Utiliza-se como laboratório, o metabolismo urbano e seus recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta.
A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.