Diversos artistas e urbanistas foram convidados a pensar em projetos para que espaços cariocas passem a ter como foco a convivência entre diferentes grupos sociais
Rio de Janeiro, outubro de 2016 – Por que há tanta falta de respeito na cidade? É possível pensar na metrópole como um lugar onde todos podem compartilhar o carinho em meio à diferença? Para estimular a reflexão sobre o tema, o Museu do Amanhã, em parceria com o Theatrum Mundi e o People’s Palace Project, apresenta a exposição “Respeito”, com obras que convidam ao público a pensar em diferentes maneiras de fomentar a gentileza pelo Rio de Janeiro. A mostra estará em cartaz de 4 a 23 de outubro.
Durante os meses de julho, agosto e setembro, um júri do concurso “Designing Respect” convidou artistas, urbanistas, ativistas e cidadãos do mundo a identificar quais seriam as grandes lacunas da capital carioca e desenvolver ideias sobre o tema. Os cerca de 60 projetos inscritos trouxeram propostas sobre regularização fundiária e novos modelos de arborização, gestos de carinho a postos de atendimento a moradores de rua. As obras mais votadas estarão expostas no Museu do Amanhã e serão divididas em temas como acessibilidade, oportunidade, política, visibilidade e memória. Todos os projetos inscritos estão disponíveis em http://www.designingpolitics.org/designing-respect/galeria/
A exposição está alinhada aos dois pilares éticos que sustentam o Museu do Amanhã: a sustentabilidade e a convivência. “O fortalecimento do respeito ao outro está relacionado a ambos, e a convivência harmoniosa é condição para que gerações presentes e futuras tenham uma cidade plural. Com essa nova exposição, esperamos inspirar práticas mais inclusivas não apenas no Rio, mas em todas as cidades do mundo”, afirma Luiz Alberto Oliveira, curador do Museu do Amanhã .
Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o concurso “Designing Respect” já teve edições em Nova York e Londres. O júri oficial é composto por Luiz Alberto Oliveira (curador do Museu do Amanhã), Gringo Cardia, Pedro Rivera, Washington Fajardo, Marcus Faustini, Eliana Souza, Jailson de Souza e Silva, Marcelo Dughettu, Jane hall, Martin Dowle, Olga Esteves Campista, Ana Cláudia Souza, Paul Heritage e Adam Kaasa.
Mais informações: http://www.museudoamanha.org.br

Serviço:
Exposição Temporária “Respeito”
Data: de 04 a 23 de outubro
Onde: Lounge do Museu do Amanhã (Praça Mauá 1, Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Valor: Ingresso do Museu do Amanhã.  Entrada gratuita às terças-feiras. Nos demais dias, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) na bilheteria do museu. Não funciona às segundas.
Classificação etária: Livre