A agenda inclui coletiva sobre ações de sustentabilidade na Copa do Mundo, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a realização de um dos roteiros Passaporte Verde.

 

À convite da campanha Passaporte Verde, o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e sub-secretário Geral das Nações Unidas, Achim Steiner, visitará o Rio de Janeiro entre 10 e 11 de julho. A agenda inclui a realização de coletiva de imprensa, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sobre as ações de sustentabilidade do governo federal na Copa do Mundo 2014, entre as quais a campanha Passaporte Verde, e a realização de um dos roteiros integrantes da campanha, no centro do Rio de Janeiro.
Coletiva Ações de Sustentabilidade – Copa do Mundo 2014

Quinta-feira, 10 de Julho – 11h30

A compensação total das emissões diretas de gases de efeito estufa geradas pela Copa do Mundo 2014, a certificação ambiental dos estádios, a inclusão social dos catadores, o incentivo ao turismo sustentável e a produção de alimentos orgânicos e da agricultura familiar são temas da coletiva de imprensa que será conduzida pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e pelo diretor-executivo do PNUMA, Achim Steiner, na quinta-feira, 10 de julho, às 11h30, no Centro Aberto de Mídia, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

O diretor-executivo do PNUMA irá falar sobre o legado da campanha Passaporte Verde, parte integrante das ações de sustentabilidade do governo federal para o evento. Iniciativa do PNUMA, em parceria com os ministérios do Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a campanha incentiva a mudança de comportamento por meio da escolha de opções de consumo mais sustentáveis. Ao mesmo tempo, engaja estabelecimentos ligados ao turismo, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes, a aprimorarem a sua produção para métodos mais sustentáveis.

 

Roteiro Passaporte Verde – Rio Walking Tour

Sexta-feira, 11 de Julho – 10h30

Na sexta-feira, 11 de julho, a partir das 10h30, o diretor-executivo do PNUMA irá percorrer o roteiro Rio Free Walking Tour, um dos 11 Roteiros Passaporte Verde listados na cidade do Rio de Janeiro. Com saída do Largo da Carioca, o passeio passa por pontos de interesse no centro da cidade, sendo finalizado na Lapa, onde os participantes tem a opção de experimentar uma tradicional feijoada carioca. Composta por um grupo de jovens com experiência em viagens, o Free Walking Tour foi selecionado pela campanha Passaporte Verde por incentivar o turismo a pé pelo Rio de Janeiro. Na ocasião, o PNUMA também promove uma ação, via os canais de mídias sociais do Passaporte Verde, com os seguidores da campanha interessados em participar do roteiro. Os trinta primeiros que se integrarem ao grupo no Largo da Carioca, ganham uma camiseta do Passaporte Verde.

Estruturados em conjunto pelos governos estaduais e municipais das 12 cidades-sede, os Roteiros Passaporte Verde são mais de 60 opções de itinerários que convidam os viajantes a explorarem as cidades de uma maneira mais autêntica, com sugestões que incentivam a maior proximidade da natureza, a degustação da culinária local, o contato com culturas tradicionais, entre outros. Eles estão disponíveis tanto no portal da campanha, quanto no aplicativo Passaporte Verde.

Saiba mais sobre o Passaporte Verde em www.passaporteverde.org.br.

Serviço

Coletiva Ações de Sustentabilidade – Copa do Mundo 2014

Quando: Quinta-feira, 10 de Julho – 11h30

Local: Forte de Copacabana

Credenciamento no Portal da Copa: credencam.com.br/

 

Roteiro Passaporte Verde – Rio Walking Tour

Quando: Sexta-feira, 11 de Julho – 10h30

Local: Largo da Carioca – Relógio

Confirmar presença com a assessoria de imprensa do PNUMA

 

Sobre o Passaporte Verde

Criada em 2008, a campanha Passaporte Verde surgiu como uma parceria do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil, o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e outros parceiros. Atualmente, com disseminação em diversos países como Brasil, Costa Rica, Equador, África do Sul e Coréia do Sul, a campanha já é referência internacional em disseminação de informações sobre turismo sustentável.

A edição de 2014, no Brasil, conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a campanha também conta com a parceria de UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), OIT (Organização Internacional do Trabalho),  UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) e a FAS (Fundação Amazonas Sustentável). Os workshops Jornadas da Sustentabilidade, parte integrante da campanha, são realizados com patrocínio do Itaú Unibanco e apoio da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Sobre o PNUMA

O PNUMA é a principal autoridade global em meio ambiente e a agência do sistema das Nações Unidas responsável por promover a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o uso eficiente de recursos. Criado em 1972, o PNUMA tem entre seus objetivos fomentar o desenvolvimento sustentável; manter o meio ambiente global sob constante monitoramento; alertar sobre ameaças ao meio ambiente; e disseminar práticas que promovam a qualidade de vida sem comprometer os recursos e serviços ambientais para as gerações futuras. Para saber mais, acesse www.pnuma.org.br ou www.unep.org.

Mais informações

www.passaporteverde.org.br