Um almoço na cidade de San George, Guiana Francesa, encerrou oficialmente e de forma positiva o I Encontro Internacional Transfronteiriço, que reuniu representantes do Brasil, República das Guianas, Guiana e Suriname que assinaram a Carta de Oiapoque e
aderiram a Frente Parlamentar Transfronteiriça, eleita na manha de ontem (4).

Para o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dalto Martins (PMDB), o encontro serviu para buscar um entendimento entre os países, principalmente, os que compõem o Platô das Guianas. “Temos que melhorar as condições de vida da população de Oiapoque, evitando que busquem alternativas de vida em outros países”, frisou.

O Conselheiro da Embaixada da Republica do Suriname, Gilian Adjako, disse que o encontro trouxe resultado positivo para os dois países, que mantém um bom relacionamento. De acordo com o conselheiro, para entrar no Suriname, não é necessário a apresentação de passaporte. Ponto sugerido pelo Senador Gilvan Borges.

Dos participantes do encontro a Ordem dos Advogados do Brasil – secção Amapá, apresentou a proposta de inclusão na carta do encontro. Para a OAB, tem que se preocupar com a assistência legal aos brasileiros, que se encontram presos nos países fronteiriços.

A Policia Civil do Estado do Amapá esteve representada. O Governo do Estado, em parceria com a Senasp, órgão do Ministério Público, discutiram o projeto de criação de Polícias Especializadas em Fronteira (Pefron), que será o primeiro dessas polícias especializada. “Após pesquisas constatou-se a necessidade de implantar mudanças, em algumas áreas”, disse a delegada Sandra Dantas. Ela cita, por exemplo, o alto índice de homicídios, com baixa elucidação dos casos, pois há uma facilidade de deslocamento clandestino do Brasil para as Guianas, assim como das Guianas para o Brasil. Na parte de palestras, o coronel de Exército Gustavo de Souza Abreu abordou o tema: A presença do Estado – Nação na região fronteiriça. O comandante do 34º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), coronel Henrique Batista, fortaleceu o tema, falando sobre a função do
Exército Brasileiro na sociedade.

O secretario estadual de Transporte Edival Monterrozo, fez a apresentação eletrônica da ponte sobre o rio Oiapoque, que ligará o Estado do Amapá aos países do Platô das Guianas.
No final das palestras, foi aberta a participação ao publico que aproveitou para reivindicar e cobrar soluções para questões que surgirão com a construção da ponte.

Departamento de comunicação da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá