Juquitiba é um município brasileiro, localizado na Grande São Paulo. Conhecida como “Terra de Muitas Águas”, possui diversas represas, cachoeiras, riachos e nascentes com águas límpidas e abundantes. Tem grande valor ambiental, pois é formada por grandes reservas de Mata Atlântica preservada. É procurada por seu turismo ecológico e aventureiro. Possui muitas chácaras, fazendas e sítios.
Tornou-se município em 1964, quando se emancipou de Itapecerica da Serra. Anteriormente conhecida como Capela Nova da Bela vista do Juquiá, foi fundada por Manoel Jesuíno Godinho e sua esposa, ao doar 02 alqueires para a construção de uma Capela em homenagem À Nossa Senhora das Dores (Padroeira e protetora de Juquitiba). Nesta área doada à Igreja, foi incentivada, através de doação de madeiras da região, a construção de casas, que formou o primeiro agrupamento populacional (+ ou – 1920).
Na década de 50, foi realizado um traçado nesta região que seria utilizado para a construção de uma ferrovia que ligaria São Paulo à Curitiba, pelo Engenheiro Álvaro Buccolinni. Este engenheiro. maravilhado com o potencial hídrico da região e por sua beleza, conseguiu o registro de uma área , próxima ao centro populacional existente, do Governo Estadual e construiu ali uma residência (que existe até os dias de hoje). Com os rumos tomados pelo Governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, tomando o rumo automobilístico ao invés do ferroviário, o traçado originário da ferrovia foi utilizado para a construção de uma rodovia, primeiramente denominada BR 2, logo em seguida (1970) denominada BR 116, com o nome, em nossa região e até o Paraná de Rodovia Federal Régis Bittencourt. Atualmente, Juquitiba é um intenso polo turístico ecológico e de aventura do Estado de São Paulo.
Geografia
Seus limites são Ibiúna a oeste e norte, São Lourenço da Serra e Embu-Guaçu a nordeste, São Paulo a leste, Itanhaém a sudeste, Pedro de Toledo e Miracatu a sul.
Hidrografia
Juquitiba é a “Terra de Muitas Águas”, isso porque é uma região muito rica nesse recurso. A cidade possui:
* Rio São Lourenço
* Rio Juquiá
* Ribeirão das Capivaras
* Ribeirão das Laranjeiras
* Ribeirão dos Cuiábas
* Represa Cachoeira do França
* Lagos e lagoas particulares e muitas nascentes
* Riachos e pequenos rios em grande quantidade
Clima
O clima da cidade é Subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 19ºC, sendo o mês mais frio julho (Média de 15°C) e o mais quente fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm. O clima, em geral, é frio e chuvoso, devido à localização geográfica do município.
Vegetação
Contém longos trechos de Mata Atlântica preservada, o que faz o município ter grande valor ambiental. Possui vegetação de floresta latifoliada tropical úmida e uma fauna muito rica.
Relevo
Juquitiba, como o nome diz, é a “Terra de Muitas Águas”. Os principais rios da cidade são o Juquiá e o São Lourenço. O município possui represas e muitas cachoeiras, como a dos Palmares, do França e do Monjolo, além de diversos riachos e córregos com águas cristalinas. A cidade é 100% protegida pela Lei de Mananciais. Engloba o Parque Estadual da Serra do Mar, que é área de proteção ambiental, também faz divisa com o Parque Estadual de Jurupará. É região montanhosa,a altitude média é de 685m. O ponto mais alto fica no Bairro das Laranjeiras (900m) e o mais baixo no Bairro do Engano (550m).
Wikipedia