Turismo RadicalSocorro é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º35’29” sul e a uma longitude 46º31’44” oeste, estando a uma altitude de 752 metros. Sua população estimada em 2004 era de 33.700 habitantes.

Fica as margens do rio do Peixe e na Serra da Mantiqueira. Atualmente, a economia do município está voltada para o setor de confecções (malharias) e turismo ecológico e de esporte de aventura.

Estância hidromineral
Socorro é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História
Fundada em 1738, por Simão Toledo Pizza. Em 1829 foi erguida uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira do município, no local da atual Igreja Matriz. A primeira missa foi realizada na data de 9 de agosto, data que se comemora o aniversário do município. Em 1883 Socorro foi declarada município e em maio de 1889, como comarca. Em 1945 o então Governador do estado Fernando Costa, elevou a município a condição de Estância Sanitária. Em 1978, Socorro se torna estância hidromineral e readquire seus direitos políticos. A população de Socorro é em sua maioria descendente de imigrantes italianos.

Rio do Peixe
A cidade de Socorro é cortada pelo Rio do Peixe, cuja nascente fica no município de Senador Amaral em MG, atravessando os município paulistas de Socorro, Lindóia e Itapira. É o principal afluente do rio Mogi-Guaçu, onde deságua. Sua extensão total chega a 130 km. encontramos espécies como pacu, piratininga, acará, mandí, cascudo, entre outros. No trecho socorrense, encontramos diveras cachoeiras, como a do Monjolinho, Saltinho, Cachoeira dos Sonhos, Cachoeira do Rio do Peixe, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira Rancho Alegre, Cachoeira Santos Dummont e Cachoeira do Pinhal. Pequenas quedas d’água estão em todo o percurso devido à topografia acidentada. O grande desafio atual do rio para o Rio do Peixe é a conservação e o reflorestamento da mata ciliar, um importante tópico, pois a saúde do tio e sua fauna dependem diretamente deste trabalho.

Portal de entrada de SocorroTurismo
O município Socorro tem um grande potencial turístico. Conhecida como a Capital Nacional do Tricô e Malha. Em nível Nacional: umas das principais cidades. A Feira Permanente de Malhas e o Moda Shopping atendem os turistas e cobrem as encomendas de grandes lojas da Capital. A cidade também tem um grande potencial para os Esportes de Aventura: hoje uma das principais cidades do Circuito Nacional e também faz parte do Projeto Socorro Acessível, em que as práticas esportivas incluem pessoas com necessidades especiais. A cidade tem uma ampla cobertura de Hotéis e Pousadas distribuídas na cidade e fazem parte do Turismo Rural. Sem contar também com aproximadamente 12 alambiques, 10 pesqueiros e pequenas propriedades para a comercialização de produtos orgânicos.

Aventura
Para quem é viciado em adrenalina, gosta de emoções fortes e adora sair do lugar comum, Socorro é o local ideal para extravasar tudo isso. A cidade é agraciada por uma topografia perfeita para a prática de esportes radicais e o turismo de aventura. São poucos os lugares que conseguem reunir tantas modalidades dessas atividades. E o mais interessante de tudo, é que existe a possibilidade de se praticar sendo apenas um iniciante. A visão de empresários fez de Socorro um dos grandes destinos para quem quer se aventurar. A capacidade natural foi constatada após vários estudos e observação do local. Os recursos naturais são respeitados, assim como a ‘personalidade’ do lugar. Não podemos esquecer que estamos falando de natureza, e esta nos impõe respeito. Outro fator de elevante importância é o aumento de postos de trabalho, compostos também de mão de obra local. A maioria dos trabalhadores, monitores ou não, são capacitados em alguma área ligada ao turismo.

Wikipedia