A capital da Suécia será palco do encontro Estocolmo+40, entre os dias 23 e 25 deste mês. A cúpula será o último encontro de representantes das Nações Unidas antes da Rio+20, em junho. O nome do encontro em Estocolmo faz referência à primeira reunião da ONU sobre meio ambiente, realizada naquela cidade em 1972.

A conferência vai reunir cerca de 30 ministros de diversos países, integrantes da ONU, cientistas e empresários. Bem mais modesta que a reunião a ser realizada no Rio, a Estocolmo+40 tem agenda com foco em sustentabilidade, nos ramos de inovação, produção industrial e modo de vida.

“O desenvolvimento sustentável só poderá se tornar uma realidade se nós conseguirmos envolver as pessoas no processos de decisão. Nessa reunião, nós vamos aproximar as pessoas que realmente tomam as decisões da sociedade civil, dos pesquisadores e dos jovens, para criar uma perspectiva do que realmente podemos fazer para atingir a sustentabilidade”, afirmou Lena Ek, ministra do Ambiente da Suécia. (Fonte: Luis Corvini/ Folha.com)