Na última sexta-feira (23) a Baía de Todos os Santos foi o ponto de largada para os atletas que participaram da 2ª edição da RUNNING DAVENTURA, evento que alia atividades físicas a ações sociais e ambientais.

Utilizando caiaques, os competidores remaram 35 km da praia do Porto da Barra à Ilha de Itaparica. Em seguida, passaram por cidades do interior baiano, vencendo mais 145 km de percurso, distribuídos em outras três modalidades: mountain biking, corrida e natação.

Durante o briefing que antecedeu a competição, os organizadores falaram sobre a importância em aliar o esporte ao turismo sustentável. “Nós sempre desenvolvemos ações que possam trazer benefícios para o meio ambiente. Este ano, trabalhamos com a conscientização para o turismo sustentável e vamos realizar palestras sobre o tema nos locais onde irão ocorrer as provas”, explicou Carolina Gantois, diretora de marketing da DAVENTURA.
Outra ação será o plantio de 220 mudas de árvores nativas da mata atlântica, a fim de ajudar na neutralização dos gases de efeito estufa emitidos durante o evento.

Enquanto definiam estratégias para vencer as provas, os atletas assistiram a uma apresentação da Associação de Capoeira Mestre Bimba e receberam kits da Secretaria de Turismo e da Bahiatursa. “Eventos como este mostram que a Bahia é muito mais do que sol e praia. É, também, esporte e sustentabilidade”, afirmou o diretor de serviços turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira. Este ano, a RUNNING DAVENTURA recebeu nove equipes de outros estados: 3 de Alagoas, 3 de Sergipe, 2 de Pernambuco e 1 de Minas Gerais.

Há cinco anos participando de provas esportivas, os integrantes da equipe Giramundo, de Feira de Santana, não deixam de lado os cuidados com o meio ambiente mesmo durante as competições. “Algumas vezes comemos algo numa prova de remo e guardamos o papel. Se acontecer da embalagem voar e cair no mar, nós voltamos para pegar. A preocupação com o meio ambiente já está enraizada no sangue de todo o atleta”, contou Marisa Rodrigues, 43.

O destino final dos atletas foi a cidade de São Francisco do Conde, onde por volta das 14h deste domingo (25), a equipe Millenium Daventura Makaira venceu a competição.

Assessoria de Imprensa