A cidade de Jacareí, a cerca de 70 km de São Paulo, confeririu neste domingo 10, ao vivo e com muitas cores, a tradicional dança popular Folia de Reis, além de outros ritmos da cultura popular brasileira. A festa é em homenagem ao Dia dos Santos Reis, celebrado oficialmente em 6 de janeiro, e acontecerá no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (Rua XV de Novembro nº. 143, Centro), entre 9h00 e 20h00.

Se apresentarão os grupos Folia de Reis Rio Comprido, A Caminho de Belém e Dança de São Gonçalo Nova Esperança. A programação inclui, ainda, a celebração de uma missa às 12h00 e shows do grupo Rancho da Viola Branca e de duplas sertanejas. O evento é promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

Os grupos de Folias de Reis são compostos por personagens (mestre, contramestre, três Reis Magos, palhaços e foliões) que realizam performances ao som de instrumentos musicais como viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro, flauta e tambores. Eles entoam versos que anunciam o nascimento do Menino Jesus e homenageiam os Três Reis Magos, chamados Melchior, Baltazar e Gaspar.

Há alguns anos, a Folia de Reis chegou a inspirar a música Festa de Santo Reis, de autoria de Márcio Leonardo e interpretada por Tim Maia, que traduz, em poucas palavras, o significado dessa tradição popular que ainda resiste no Brasil. Na cidade de Jacareí, a lei municipal 5.335/2009 instituiu o segundo domingo de janeiro como o Dia Municipal da Folia de Reis.
Informações para a imprensa:

Cláudio Camargo
Ex-Libris Comunicação Integrada