O fórum, que será realizado na Ilha Grande, na sede do jornal “O Eco Jornal da Ilha Grande”, em Angra dos Reis, no dia 24 de julho, tem o objetivo de ressaltar a preocupação e tratar de ações de curto a longo prazo que contribuem com a preservação do meio ambiente. O evento é uma iniciativa do trade turístico da região.

O Prof. Carlos Monteiro, especialista em sustentabilidade aplicada ao turismo, consultor da Litoral Verde Operadora de Turismo e um dos palestrantes do fórum, explica que vários pontos precisam ser avaliados. “A melhoria contínua de qualidade de vida da população local deve estar também aliada ao equilíbrio da preservação ambiental, ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social”, recomenda o consultor.

Segundo dados da TurisAngra, atualmente o turismo na região gera cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos e responde por aproximadamente 30% da arrecadação municipal. “Com um planejamento de ações de sustentabilidade muitos empregos podem ser assegurados e o melhor, outros mais podem ser gerados, mas precisa haver um envolvimento tanto do setor público como o privado”, analisa o Prof. Carlos Monteiro.

Um dos exemplos de empresas privadas que estão empenhadas no tema é a Operadora de Turismo Litoral Verde, que desde sua fundação trabalha com o destino de Angra para resorts importantes da região. Para Gilberto Hingel, Diretor de Negócios da empresa, Angra possui condições especiais de um destino pelo clima e localização o que garante visita de turistas o ano todo. “Trabalhamos para que Angra continue sendo destaque em nossas vendas e nosso intuito é que o turista perceba o esforço da comunidade local em sua preservação o que pode garantir o seu regresso”, afirma.

Angra dos Reis está localizada na região da Costa Verde, tem como principal atração suas 365 Ilhas de natureza incomparável, além de oito baías e 2000 praias.

O Fórum sobre sustentabilidade é organizado pelo Sr. Nelson Palma, Diretor e Editor do “O Eco Jornal da Ilha Grande” – Angra dos Reis, em parceria com o trade turísco local.

Para mais informações entre em contato com o e-mail: oecoilhagrande@uol.com.br ou pelo telefone: (24) 3361.5094 www.oecoilhagrande.com.br

LH Miranda