A 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP-15) acontecerá em dezembro, na Dinamarca. Mas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) as discussões sobre a redução de emissões de poluentes e o documento que substituirá o Protocolo de Kyoto iniciam no fim do mês. Entre os dias 30 de abril e 03 de maio, diversos organismos internacionais estarão representados no campus para simular os principais temas da agenda internacional.

A diferença é que cerca de 400 alunos do Ensino Médio de 30 escolas brasileiras serão os responsáveis pela argumentação e defesa dos interesses políticos e econômicos dos países que irão representar.

Trata-se do Fórum FAAP de Discussão Estudantil, simulação de organismos internacionais organizada anualmente pelos alunos da FAAP, que já está na sua quinta edição. Neste ano, o evento enfatizará a consciência sustentável e o debate quanto à recessão econômica global.

Para a simulação, as escolas são organizadas em grupos denominados delegações, que vão representar o corpo diplomático de uma país, defendendo a política externa em debates desenvolvidos em cada um dos Comitês de discussão. Cada instituição de ensino é representada por no máximo 16 alunos, além de uma dupla de estudantes, que farão a cobertura jornalística de um dos Comitês.

Além da COP-15, as escolas participantes irão simular reuniões de organismos como o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), Conselho de Direito Humanos (CDH), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Fundo Monetário Internacional (FMI), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Conselho da União Européia (CE) e a Assembléia Geral das Nações Unidas do Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional (DSI).

No Comitê de Imprensa, os alunos representarão veículos de comunicação de diversos países, no qual terão a possibilidade de atuar como jornalistas e de vivenciar a redação de um jornal, seguindo a linha editorial de seus respectivos veículos de comunicação.

Jornais como The Washington Post, Le Monde, Jerusalem Post e The Times of India fazem parte dos credenciados para cobertura fictícia do evento.

A idéia é ressaltar o papel e a influência da mídia nas decisões internacionais e preservar cada vez mais a originalidade da simulação perante a ONU. Além disso, as matérias e reportagens dos jornais internacionais serão escritas em inglês ou espanhol, para dar mais veracidade ao trabalho.

O Fórum FAAP aborda sempre temas atuais, o que contribui para o aprendizado dos alunos participantes, tendo em vista que todos estão a caminho do vestibular. O principal objetivo do evento é promover os valores democráticos, de cidadania e tolerância, por meio de ferramentas pedagógicas que preparem os jovens para se tornarem líderes em suas comunidades e disseminadores destes princípios.

“Nenhum país é uma ilha e temos de educar cidadãos globais, com mentalidade universal e conhecimento dos problemas mundiais. Por esse motivo, o evento é importante porque desperta nos jovens as habilidades necessárias para enfrentar o mundo contemporâneo”, acrescenta o Embaixador Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da FAAP.

Na ocasião, uma tenda da ACNUR será exibida na FAAP. O objetivo é aproximar os estudantes da dura realidade enfrentada tanto pelos refugiados quanto por aqueles que trabalham pela manutenção e defesa dos Direitos Humanos em todo o mundo.

A tenda será a mesma utilizada pela agência nos campos de refugiados, assim como os utensílios domésticos e de higiene pessoal.

Fonte: http://www.oradical.uol.com.br